metropoles.com

Governadores debatem segurança, saúde e reforma tributária no DF

O evento realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) reuniu chefes do Executivo de todo o Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Chefes do Executivo de todo o Brasil participaram, nesta quinta-feira (28/11), da XV edição do Fórum de Governadores, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Entre os principais temas discutidos estavam segurança pública, saúde, assistência social e reforma tributária.
1 de 1 Chefes do Executivo de todo o Brasil participaram, nesta quinta-feira (28/11), da XV edição do Fórum de Governadores, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Entre os principais temas discutidos estavam segurança pública, saúde, assistência social e reforma tributária. - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Governadores de todo o Brasil participaram, nesta quinta-feira (28/11), da XV edição do Fórum de Governadores, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Entre os principais temas discutidos estavam segurança pública, saúde, assistência social e reforma tributária.

O primeiro tema da pauta foi a segurança pública. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou a importância de mudanças constitucionais para combater o crime organizado. “Nós precisamos da PEC para enfrentar a criminalidade organizada, facções criminosas e as milícias privadas. Isso só pode ser feito com uma alteração sistêmica no capítulo da segurança pública e nas competências da União, dos Estados e dos municípios”, afirmou o ministro.

Lewandowski também abordou preocupações sobre a autonomia dos estados. “Uma preocupação legítima levantada pelos governadores é a preservação da autonomia das autoridades locais e das forças de segurança”, completou.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anfitrião do evento, comentou sobre a proposta. “Fiz uma crítica inicial à maneira como a PEC foi tratada, pois ela deveria ter sido primeiramente discutida neste fórum, com a participação dos secretários de segurança. Recebemos ontem uma proposta mais razoável que garante a autonomia dos secretários, a constitucionalização do Fundo Nacional de Segurança Pública e a garantia de recursos sem cortes”, explicou Ibaneis.

A saúde também foi tema de destaque no encontro, com a apresentação da ministra Nísia Trindade, que anunciou o Plano de Combate às Arboviroses, focado na dengue, e o Programa Mais Acesso a Especialistas. Ibaneis afirmou que o DF se antecipou às ações de combate à dengue. “Iniciamos as ações em julho deste ano e sugerimos ao governo federal que implemente uma comunicação nacional para atingir estados e municípios de forma mais efetiva”, disse o governador.

3 imagens
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou a importância de mudanças constitucionais para combater o crime organizado
1 de 3

Chefes do Executivo de todo o Brasil participaram, nesta quinta-feira, da XV edição do Fórum de Governadores

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
2 de 3

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou a importância de mudanças constitucionais para combater o crime organizado

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
3 de 3

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O evento foi encerrado com um debate sobre a reforma tributária, conduzido pelo presidente do Comsefaz, Carlos Eduardo Xavier. O Fórum de Governadores é realizado para alinhar estratégias entre estados e discutir pautas federativas de interesse nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?