metropoles.com

Golpistas fazem vítimas com falsa página de leilão do Detran-DF

Pelo menos cinco pessoas caíram no golpe e sofreram prejuízos financeiros. PCDF investiga o caso e solicitou a derrubada da página falsa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
Carros para leilão
1 de 1 Carros para leilão - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Golpistas criaram um site falso de leilão do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e pelo menos cinco pessoas caíram no golpe.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) começou a investigar o caso em 5 de fevereiro e divulgou um alerta para a população. A apuração é conduzida pela Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC).

Segundo o delegado da DRCC Giancarlo Zuliani, a página do golpe está hospedada nos Estados Unidos. “Já enviamos vários pedidos para a página ser retirada do ar, mas ainda não obtivemos o efeito positivo”, lamentou.

Quadrilhas, geralmente interestaduais, criam sites falsos, mobilizando diversos golpistas para simular todo o leilão, passando por inscrição, lances e arremates. As vítimas são levadas a fazer depósitos em contas em outros estados, geralmente em São Paulo.

“Geralmente, eles não colocam o símbolo do Detran. Mas essa é a segunda vez que fazem isso. Na primeira vez, conseguimos identificar o programador, que era da cidade de Carangola (MG). Ele foi indiciado”, pontuou o delegado.

A PCDF registrou outros casos em que o símbolo do Detran não tinha sido utilizado. “Os golpes de leilão têm um prejuízo sempre alto”, alertou. Por exemplo, uma das vítimas deste caso sofreu a perda de R$ 7.859,25.

De acordo com o delegado, após serem identificados, os responsáveis pela página falsa de leilão do Detran vão responder por organização criminosa (pena de 3 a 8 anos de prisão) e estelionato pela internet (de 4 a 8 anos de reclusão).

Dicas

Principal dica do investigador para internautas não caírem nesse tipo de golpe é atenção redobrado ao domínio da página, o endereço do site.

“Esses sites de golpes se apresentam especialmente como ‘.com’. Os sites governamentais não tem esse final ‘.com’. Essa é a primeira coisa que as pessoas devem observar”, explicou Giancarlo.

Além disso, é preciso estar atento à data de criação do site. Geralmente, as páginas golpistas são novas. “No máximo, têm 6 meses. Este deste caso tem até menos”, complementou o delegado.

Golpistas também evitam usar os sites ‘.com.br’, pois estas páginas demandam documentação para permanecer no ar.

“Outra coisa que deve chamar a atenção é a hora do pagamento. Se você está tratando com uma pessoa jurídica, uma suposta empresa de leilão, e, quando vai fazer o pagamento te passam o CPF de uma pessoa física, é importante você ficar desconfiado. Se está tratando com uma pessoa jurídica, deve-se depositar na conta dessa pessoa jurídica. É importante observar quem está recebendo o depósito”, destacou Giancarlo.

Confira a cartilha com dicas da DRCC:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?