Golpe: criminosos alugavam carros em todo o país e os revendiam no DF
Operação Rent a Car deflagrada pela Polícia Civil, nesta terça (18/12), cumpre 12 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do DF deflagrou, nas primeiras horas desta terça-feira (18/12), uma operação para desarticular organização criminosa que alugava veículos em vários estados do país, fraudava documentos e transferia os carros para o Distrito Federal, onde eram vendidos. A operação Rent a Car cumpre 12 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão. Entre os locais alvos da ação, está um posto do Departamento de Trânsito (Detran) em Goiás.
De acordo com as diligências conduzidas pela 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina), os veículos locados em empresas especializadas jamais retornavam às lojas. Os carros eram transferidos, em um primeiro momento, para Goiás e, logo depois, para o DF. Em seguida, eram vendidos para pessoas de boa-fé, que não desconfiavam da fraude.
O bando fazia uso de documentos falsos. O grupo era favorecido por dois servidores públicos do Detran-GO e uma despachante – que realizavam as transferências sem a apresentação de qualquer documentação. “A organização criminosa contava com a participação de laranjas, que sabiam das fraudes. A investigação resultou no indiciamento de 14 indivíduos”, explicou o delegado-chefe da 16ª DP, Edson Medina.
Até agora, pelo menos 11 carros foram vinculados ao esquema fraudulento. O grupo era chefiado por três criminosos que moram em Planaltina. Eles têm extensa ficha criminal, sendo conhecidos na região pelo histórico de golpes. Até o momento, foram apreendidos mais de R$ 25 mil em espécie, uma quantia em dólares, dois revólveres calibre.38, três motos, diversos documentos, televisores, celulares, notebooks e veículos.
Aguarde mais informações