Golpe assusta familiares de paciente internado em hospital particular
Estelionatário informou que plano de saúde não havia autorizado um procedimento e solicitou transferência bancária no valor do suposto exame
atualizado
Compartilhar notícia
Um golpe conhecido voltou a atormentar a vida dos brasilienses. Parentes de pacientes internados em hospitais particulares recebem uma ligação pedindo a transferência imediata de valores para cobrir exames ou outros procedimentos médicos classificados como urgentes. Preocupadas e nervosas com a situação, as vítimas não questionam se a ligação é mesmo do hospital e repassam o dinheiro para o estelionatário.
Foi o que quase aconteceu com a família de Thiago Waltz, que está com um parente internado no Hospital Santa Lúcia. Se não fosse a atenção da esposa dele, que estranhou o fato da ligação não ter sido feita de um telefone Brasília e a conta corrente ser uma pessoa física, eles teriam engrossado a lista de pessoas que já caíram no golpe.
“Minha esposa recebeu a ligação de um telefone com o DDD 66 (que abrange várias cidades do Mato Grosso). Do outro lado da linha, um homem dizia que o nosso plano de saúde, a Cassi, não tinha autorizado um exame no pulmão do meu sogro, que estaria com uma infecção. Na sequência, a pessoa perguntou se a gente não tinha interesse em fazer o exame particular e passou os dados da conta corrente de uma pessoa física. O mais surpreendente é que eles sabiam o RG do meu sogro e o nome do médico dele”, contou Thiago.
O bancário contou o episódio para um amigo, médico do hospital, que informou a diretoria da instituição. A assessoria do hospital disse que apenas a polícia poderá responder pelo caso.
“O homem que tentou aplicar o golpe tinha muitas informações detalhadas. Diante disso, pode ser que exista um vazamento de informações no hospital ou no plano de saúde”, diz Thiago, que registrou o boletim de ocorrência pela internet.
Alerta nos hospitais
Por ser um golpe já conhecido pelos hospitais e pela polícia, algumas instituições particulares, como o Santa Lúcia (foto no alto) e o Hospital Brasília, publicaram avisos alertando as famílias de pacientes sobre possíveis abordagens por telefone.
“Com a denúncia de casos de golpe telefônico citando hospitais particulares em todo o Brasil, desde maio do ano passado, o Hospital Brasília produziu um material informativo para alertar pacientes e familiares. Uma medida que vem sendo adotada pelos hospitais desde 2015. É apenas uma ação preventiva, pensando no bem-estar dos nossos pacientes, que devem ser informados sobre a ocorrência desse tipo de golpe”, informou, por meio de nota, o Hospital Brasília.