metropoles.com

Goiás corta redução de ICMS de gado e DF assina convênio com MG

Acordo reduzia impostos para que o gado goiano fosse abatido no território distrital, mas governo de Goiás elevou percentual de 3% para 12%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Brasília (DF), 17/05/2018 Produção de queijo artesanal em Brasília Local:Vilarejo Jardim ABC, Cidade Ocidental Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 17/05/2018 Produção de queijo artesanal em Brasília Local:Vilarejo Jardim ABC, Cidade Ocidental Foto: Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

O Governo do Distrito Federal (GDF) firmou convênio com Minas Gerais (MG) para a importação de gado a ser abatidos no território distrital, com redução de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O Palácio do Buriti mantinha essa parceria desde 2008 com Goiás, de onde trazia os bovinos para abastecimento de mercados e frigoríficos. O problema é que o estado vizinho decidiu não renovar o benefício, que reduzia de 12% para 3% a alíquota tributária sobre o animal.

“Se o frigorífico daqui comprar a carne muito cara, ele obviamente vai vender mais cara. Antes, a gente operava com Goiás, que tem grande criação de gado. Só que, diante das dificuldades nas negociações políticas com o vizinho, procuramos Minas Gerais para que o cidadão não seja o principal prejudicado”, explicou o secretário de Economia do DF, André Clemente.

Ainda segundo o secretário, “só para se ter uma ideia, sem o convênio com Goiás, ficaria mais barato a aquisição do animal já abatido de outros estados e perderíamos empregos e renda”.

Clemente explicou ainda que o Distrito Federal não possui rebanho suficiente para abastecer a necessidade do consumo local. Por isso, mantinha o convênio com Goiás para que o gado fosse oriundo da Região Integrada para Desenvolvimento do Entorno (Ride).

O Metrópoles procurou a assessoria de imprensa do governo de Goiás, mas o estado vizinho não havia se pronunciado até a última atualização desta reportagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?