metropoles.com

Goiás adia criação da Região Metropolitana do Entorno do DF

Projeto aprovado na assembleia legislativa em 16 de dezembro ainda não tem data para ser sancionado. Entorno é formado por 12 municípios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Aguas Lindas de Goiás
1 de 1 Aguas Lindas de Goiás - Foto: Divulgação

A sanção do projeto de lei (PL) que cria a Região Metropolitana do Entorno (RME) do Distrito Federal vai ficar para 2023. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), é o responsável pela elaboração do PL e pela sanção. O texto prevê uma cooperação entre os governos de Goiás, do Distrito Federal e a União para gerir a região composta por 12 municípios.

O PL foi aprovado em segundo turno na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) em 16 de dezembro. Procurado, o governo goiano informou que ainda não há data para a sanção, mas que deve ser realizada ano que vem.

A proposta visa solucionar questões de governança na região, em especial a do transporte público. Ainda de acordo com o Executivo de Goiás, apesar de o texto prever uma participação do GDF na gestão da RME, não é necessário apoio do governo de Ibaneis Rocha (MDB) para sancionar o projeto.

Procurado, o GDF não se posicionou em relação ao projeto. O espaço segue aberto para manifestações.

Mudanças no Entorno

De acordo com o texto aprovado pela Alego, 12 municípios goianos farão parte da Região Metropolitana. São eles: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

O texto foi redigido pela Secretaria-Geral de Governo (SGG) e estabelece critérios técnicos para definir as cidades que fazem parte do Entorno do DF e a criação de um conselho para deliberar sobre as questões de interesse comum.

“Além da mobilidade e do transporte público coletivo, segundo a SGG, existem outros campos que merecem especial atenção na prestação das FPICs. Destacam-se: saneamento básico, desenvolvimento urbano integrado, serviços sustentáveis, segurança pública, saúde, atividades para o desenvolvimento de cidades inteligentes, estímulo às energias renováveis e educação”, destaca o texto.

O texto completo com as propostas do PL pode ser acessado pelo link.

Relação DF x Goiás

Em 2019, Ibaneis e Caiado desentenderam-se por causa do projeto para colocar em operação um veículo sobre trilhos que ligaria o DF às cidades goianas do Entorno. Ronaldo incomodou-se com o fato de Ibaneis ter ido sozinho participar dos testes do transporte, a convite do governo federal. Ibaneis mandou Caiado ir à PQP.
Durante o ápice da pandemia de Covid-19, em 2021, o governador do DF fez um apelo para que Caiado ampliasse o atendimento de saúde à população do Entorno, que saía de Goiás para buscar ajuda nos hospitais do DF. Na ocasião, Ibaneis disse que o governo de Goiás negligenciava os pacientes e que fecharia a divisa entre as UFs.
No início de 2022, os dois chegaram a se entender, mas, em dezembro, voltaram a ter atritos por causa do transporte público que atende a região do Entorno do DF.
Caiado acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão imediata do reajuste de 25,1% da tarifa do transporte interestadual semiurbano que havia sido definido pelo GDF. O Executivo local cumpriu a determinação da Corte no mesmo dia e devolveu a gestão tarifária para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?