Ginastas mirins precisam de ajuda para representar o Brasil nos EUA
Keity, Fernanda e Bruna, atletas de ginástica acrobática, competirão em Las Vegas. Elas fazem rifas para bancar a viagem
atualizado
Compartilhar notícia
Três atletas mirins do Distrito Federal terão a oportunidade de representar o Brasil em um dos mais importantes campeonatos de ginástica acrobática: o Vegas Acro Cup, que ocorrerá de 19 a 24 de março em Las Vegas, Estados Unidos.
Bruna Borges e Keity Ferreira, ambas de 11 anos, e Fernanda Borges, 9, já demonstram muito talento e determinação, mesmo com a pouca idade.
Cada criança precisará de aproximadamente R$ 7 mil para viajar. A fim de tentar cobrir os gastos, as atletas e suas respectivas famílias iniciaram uma série de ações na tentativa de arrecadarem os recursos. Além de apresentações, as meninas conseguiram apoio de empresas para rifar alguns produtos.
“A Renata Diniz Chocolatier vai doar uma caixa de doces finos, a Hering Kids do Boulevard Shopping contribuirá com um look de até R$ 70, a Pura Cosméticos Naturais disponibilizou um kit com três itens corporais, e a Dane-se do Iguatemi ajudará com uma camiseta”, conta a nutricionista esportiva Isabela Borges, 40 anos, mãe de Bruna. Todos os itens serão rifados, e o valor arrecadado ajudará nas despesas da viagem.
Cooperação e conquistas
A ginástica acrobática é um esporte essencialmente coletivo, portanto as integrantes devem cooperar umas com as outras. Bruna e Fernanda, que são primas, começaram a treinar na metade de 2018. Com Keity, formaram o trio para os campeonatos.
Todas integram a equipe de competição da Associação de Ginástica Acrobática do Distrito Federal (Akros). As aulas são realizadas no centro de treinamento localizado no Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, entre o Ginásio Nilson Nelson e o Estádio Mané Garrincha.
Em um curto período de tempo, as três já tiveram grandes conquistas. Ganharam medalha de ouro em todos os quatro torneios de que participaram em 2018, e o destaque rendeu o prêmio de atletas revelação.
A professora universitária Carla Peixoto, 42 anos, mãe de Fernanda e tia de Bruna, explica que é a primeira competição internacional das garotas. Ela conta que, de início, tinha medo de colocar a filha no esporte. “Mas a vontade dela de fazer ginástica era muito grande. Fiquei com receio, contudo vi que o trabalho na academia é muito técnico.”
Como a mãe de Bruna é nutricionista esportiva, ela auxilia a filha e a sobrinha para que a dieta seguida seja balanceada. Quanto à rotina, ela afirma que, mesmo com a dificuldade de conciliar estudos e treinos, as jovens se adaptaram bem. “Depois da ginástica, aumentou a questão das responsabilidades”, diz Isabela Borges.
Assim como as duas colegas, Keity está empolgada para a participação. Quem conta é sua mãe, a administradora Joseli Ferreira, 38. A menina pratica o esporte há três anos.
Para o Vegas Acro Cup, a expectativa é alta. Na reta final para o campeonato, as atletas intensificaram ainda mais o ritmo das atividades. “Está sendo difícil, mas eu gosto”, relata Bruna. Fernanda também se diz animada com a experiência.
Se você quiser ajudar as meninas a viajar, entre em contato com Isabela Borges, mãe da Bruna, por este telefone: (61) 98238-0000.