metropoles.com

General Heleno não irá à CPI dos Atos Antidemocráticos da CLDF

Segundo o presidente do colegiado, Chico Vigilante, não é possível convocar mais alguém nesta semana para ser ouvido no lugar de Heleno.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
GDias Augusto Heleno
1 de 1 GDias Augusto Heleno - Foto: Marcos Corrêa/PR

O general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), não vai à  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos. Segundo o presidente do colegiado, deputado distrital Chico Vigilante (PT), o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) disse que recebeu orientação para não participar da sessão prevista para esta quarta-feira (19/4) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

“[Heleno] agradeceu, disse que estava disposto a ir, mas foi aconselhado a não comparecer para não ‘colocar mais gasolina'”, disse o presidente da CPI.

Segundo o parlamentar, não é possível convocar mais alguém nesta semana para ser ouvido no lugar de Heleno.

Questionado sobre uma possível nova convocação do ex-chefe do GSI, o petista respondeu: “Temos 180 dias de CPI, quem sabe mais para frente”.

Pedido de condução coercitiva

Com a negativa de Heleno, o distrital Fábio Felix (Psol) disse que vai apresentar uma intimação como convocação. Caso o depoente não atenda, o pedido já vai prever uma condução coercitiva.

“Heleno é obrigado a comparecer à CPI. No dia 8 de janeiro, quando o golpe foi tentado, Heleno era um político sem cargo, e como militar está na reserva há anos. É um cidadão comum que teve sua convocação aprovada de forma unânime por essa CPI. Ele só pode deixar de vir se estiver respaldado por uma decisão judicial, o que não é o caso”, disse o parlamentar, que é integrante do colegiado.

Militares na CPI

O general faz parte de uma série de nomes do Exército aprovados pela CPI para comparecer às sessões da Câmara que investiga ataques de 8 de janeiro de 2023 e 12 de dezembro de 2022.

Na semana passada, o colegiado que investiga os atos antidemocráticos de 12 de dezembro de 2022 e de 8 de janeiro último aprovou cinco requerimentos que alcançam dados de militares. Antes do começo da oitiva, a CPI votou pedidos de acesso a documentos para investigação que vão desde a agenda do general Gustavo Henrique Dutra até a os compromissos e visitas de Heleno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?