metropoles.com

General Heleno é o próximo convocado pela CPI do DF; veja calendário

Sessão desta quinta-feira acabou cancelada, mas deputados divulgaram novo calendário de oitivas, com general Heleno sendo ouvido dia 1º

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
General heleno e o presidente Jair Bolsonaro Presidente da República Jair Bolsonaro, durante gravação de discurso para a 75ª Assembleia Geral da ONU
1 de 1 General heleno e o presidente Jair Bolsonaro Presidente da República Jair Bolsonaro, durante gravação de discurso para a 75ª Assembleia Geral da ONU - Foto: Marcos Corrêa/PR

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu um novo calendário de depoimentos, com a oitiva do general Augusto Heleno marcada para a próxima sessão, dia 1º de junho. A investigação dos atos antidemocráticos vai ouvir ainda nomes como Alan Diego dos Santos, general Gonçalves Dias e Paulo José Ferreira, coronel da Polícia Militar do DF apontado pela Polícia Federal como omisso no 8 de janeiro.

Augusto Heleno é ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Jair Bolsonaro (PL). Ele já havia sido convidado a prestar esclarecimentos, mas acabou declinando em cima da hora. Após novas reuniões com assessores parlamentares do Exército, o general garantiu a presença na quinta-feira que vem (1º/6).

Como Corpus Christi será ponto facultativo, em 8 de junho, a CPI articula para ouvir dia 5, uma segunda-feira, dois coronéis da PMDF: Paulo José e Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-comandante do 1º Comando de Policiamento Regional (1º CPR).

O presidente da Comissão, Chico Vigilante (PT), disse nesta quinta que Paulo José é figura fundamental da investigação sobre a tentativa de golpe. “Ele precisa vir e explicar muito bem. Porque, até agora, toda a responsabilidade está nos ombros dele.”

Em seguida, dia 15 de junho, o general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI que apareceu em imagens da invasão de bolsonaristas ao Palácio do Planalto, vai prestar depoimento. A oitiva de Alan Diego dos Santos, preso por tentativa de atentado a bomba no DF, está marcada para dia 22.

Por fim, antes do recesso parlamentar, o coronel Klepter Rosa Gonçalves, comandante-geral da PMDF, será ouvido, em 29 de junho.

Sessão cancelada

Como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes não respondeu ao pedido da CPI para ouvir um indígena preso por atos antidemocráticos, a sessão desta quinta acabou cancelada.

José Acácio Serere Xavante, conhecido como cacique Tserere, seria ouvido nesta manhã. Ele está detido na Papuda desde 12 de dezembro, data em que a prisão foi realizada pela Polícia Federal e que acabou motivando uma série de ataques bolsonaristas às forças de segurança, transformando Brasília em um palco de guerra.

Serere Xavante é investigado por ter incitado manifestações contra o resultado das urnas em diversos locais da capital federal, como Congresso Nacional, Aeroporto de Brasília, shoppings e hotéis. Como ele ainda está detido, por decisão de inquérito em andamento no STF, os distritais precisaram da autorização de Moraes para a oitiva.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?