metropoles.com

General Dutra detona ex-major amigo de Bolsonaro: “Expulso do Exército, considerado indigno”

Ex-major do Exército e preso pela PF, Ailton Barros se apresentava como 01 de Bolsonaro no Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Jair Bolsonaro e Ailton Borges
1 de 1 Jair Bolsonaro e Ailton Borges - Foto: Reprodução

O general Gustavo Henrique Dutra detonou o ex-major do Exército Ailton Barros, amigo de Jair Bolsonaro (PL) e preso pela Polícia Federal (PF), durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, em andamento na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Dutra, que chefiava o Comando Militar do Planalto (CMP) durante o 8 de janeiro e acabou exonerado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em abril, foi questionado sobre a situação de Ailton nas Forças Armadas e respondeu de forma categórica: “Ele foi expulso do Exército Brasileiro, considerado indigno”.

Ailton é investigado por, em dezembro de 2022, ter conversado com o tenente-coronel ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) Mauro Cesar Barbosa Cid, conhecido como Coronel Cid, um eventual golpe de Estado, no qual as Forças Armadas tomariam o poder no país. A conversa foi registrada em três áudios que estão com a Polícia Federal.

Dizendo que não iria emitir juízo de valor em relação ao caráter de Ailton, o general Dutra continuou as críticas ao fim da sessão da CPI. “Ele foi expulso por ser considerado indigno para a profissão militar, que pauta sua conduta em um código de lealdade, verdade, responsabilidade, probidade. Esse homem não se mostrou à altura desses valores e princípios e foi expulso.”

Ailton foi candidato pelo PL a deputado estadual no Rio de Janeiro em 2022 e, durante a campanha, apresentava-se como “01 do Bolsonaro”. Datado de 15 de dezembro, um dos áudios mostra Barros dizendo: “É o seguinte: entre hoje e amanhã, sexta-feira, tem que continuar pressionando o Freire Gomes [então comandante do Exército] para que ele faça o que tem que fazer”.

Dutra disse na CPI que nunca teve contato com Ailton. “Com Cid, não falo há bastante tempo”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?