GDF vai iniciar operação para remover ocupação irregular no Noroeste
GDF vai iniciar operação de retirada de ocupação irregular no Noroeste. Ações estão previstas para acontecer na manhã da próxima sexta (9)
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) vai iniciar a operação para retirada de uma ocupação irregular no Noroeste. As ações estão previstas para acontecer na manhã da próxima sexta-feira (9/2). O pedido da Procuradoria Geral do DF (PGDF) foi apresentado à 1ª Vara de Infância e Juventude (VIJ) nesta segunda-feira (5/2).
O requerimento também indica que a retirada continuará na semana seguinte, caso não seja concluída na data prevista. Anteriormente, em novembro do ano passado, a Justiça do DF determinou a suspensão da operação que havia começado dias antes.
Na época, o juiz Evandro Neiva de Amorim considerou que havia risco no desalojamento das crianças e adolescentes do local de moradia, com consequente impacto nos estudos delas.
O magistrado mandou parar a desocupação até o final do presente ano letivo ou até a data em que o Governo do Distrito Federal apresente efetivo plano de ação administrativa, com indicação precisa das medidas a serem implementadas, em curto prazo, para assegurar a integralidade dos direitos das crianças e adolescentes, especialmente no que se refere ao direito à educação e moradia.
Na decisão, o juiz considerou a finalização do ano letivo e a proximidade das provas finais. Segundo o magistrado, “não havia qualquer planejamento apresentado pelo governo para garantir que essas crianças e adolescentes continuam a frequentar às aulas”.