metropoles.com

GDF troca o comando do SLU. Saiba quem é o novo diretor-presidente

Antecessor no órgão responsável pela limpeza do DF, Sílvio de Morais deixou o posto a pedido. A troca da gestão foi publicada no DODF

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Metrô-DF
Novo diretor do SLU - Metrópoles
1 de 1 Novo diretor do SLU - Metrópoles - Foto: Reprodução / Metrô-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) trocou a presidência do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A pedido, Silvio de Morais Vieira deixou o posto de diretor-presidente. Luiz Felipe Cardoso de Carvalho (foto em destaque) assumiu o comando do órgão.

A mudança foi publicada no Diário Oficial (DODF) desta segunda-feira (1º/7).

Luiz Felipe é o engenheiro civil. Nascido no Rio de Janeiro, é formado pela Universidade Gama Filho e tem formação em Gerência Avançada de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Foi secretário-executivo de Mobilidade da Secretaria de Transporte (Semob) e, em 2023, assumiu o posto de diretor financeiro e comercial (DFC) da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF).

Também foi secretário nacional de Transportes Terrestres e Aquaviários do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e executivo da empreiteira Via Engenharia.

Investigações

Em 2020, quando era secretário-executivo de Mobilidade, o 2º cargo mais importante da Semob, Luiz Felipe foi investigado por uso de funcionário terceirizado como motorista particular.

Pelo contrato, o terceirizado estaria disponível para prestar serviços exclusivos como motorista no âmbito das unidades orgânicas da pasta. Mas foi flagrado conduzido o carro pessoal de Luiz Felipe.

Um procedimento interno foi instaurado para apurar se o condutor, pago com recursos públicos, estaria desenvolvendo atividades particulares para o então 2º nome mais forte da pasta. Questionado sobre essa investigação, o GDF não respondeu.

Antes de assumir o cargo na Semob, quando ainda era executivo da Via Engenharia, Luiz Felipe e outras 35 pessoas foram alvo de procedimento administrativo instaurado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O órgão de controle investigou, em 2019, suposta formação de cartel em obras de arenas esportivas destinadas à Copa do Mundo de 2014, incluindo o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, atual Arena BRB.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com o SLU e o GDF sobre a nomeação. Por nota, os órgãos se limitaram a confirmar a nomeação. O GDF afirmou que não comenta investigações.

Leia a nota completa:

“O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informa que foi publicada no DODF desta segunda-feira a exoneração a pedido de Silvio de Morais Vieira da presidência do SLU e a nomeação de Luiz Felipe Cardoso de Carvalho. O SLU não tem conhecimento sobre os demais questionamentos.”

O reportagem tentou, mas não conseguiu localizar Luiz Felipe. O espaço segue aberto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?