GDF troca o comando do SLU. Saiba quem é o novo diretor-presidente
Antecessor no órgão responsável pela limpeza do DF, Sílvio de Morais deixou o posto a pedido. A troca da gestão foi publicada no DODF
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) trocou a presidência do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A pedido, Silvio de Morais Vieira deixou o posto de diretor-presidente. Luiz Felipe Cardoso de Carvalho (foto em destaque) assumiu o comando do órgão.
A mudança foi publicada no Diário Oficial (DODF) desta segunda-feira (1º/7).
Luiz Felipe é o engenheiro civil. Nascido no Rio de Janeiro, é formado pela Universidade Gama Filho e tem formação em Gerência Avançada de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Foi secretário-executivo de Mobilidade da Secretaria de Transporte (Semob) e, em 2023, assumiu o posto de diretor financeiro e comercial (DFC) da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF).
Também foi secretário nacional de Transportes Terrestres e Aquaviários do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e executivo da empreiteira Via Engenharia.
Investigações
Em 2020, quando era secretário-executivo de Mobilidade, o 2º cargo mais importante da Semob, Luiz Felipe foi investigado por uso de funcionário terceirizado como motorista particular.
Pelo contrato, o terceirizado estaria disponível para prestar serviços exclusivos como motorista no âmbito das unidades orgânicas da pasta. Mas foi flagrado conduzido o carro pessoal de Luiz Felipe.
Um procedimento interno foi instaurado para apurar se o condutor, pago com recursos públicos, estaria desenvolvendo atividades particulares para o então 2º nome mais forte da pasta. Questionado sobre essa investigação, o GDF não respondeu.
Antes de assumir o cargo na Semob, quando ainda era executivo da Via Engenharia, Luiz Felipe e outras 35 pessoas foram alvo de procedimento administrativo instaurado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
O órgão de controle investigou, em 2019, suposta formação de cartel em obras de arenas esportivas destinadas à Copa do Mundo de 2014, incluindo o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, atual Arena BRB.
Outro lado
O Metrópoles entrou em contato com o SLU e o GDF sobre a nomeação. Por nota, os órgãos se limitaram a confirmar a nomeação. O GDF afirmou que não comenta investigações.
Leia a nota completa:
“O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informa que foi publicada no DODF desta segunda-feira a exoneração a pedido de Silvio de Morais Vieira da presidência do SLU e a nomeação de Luiz Felipe Cardoso de Carvalho. O SLU não tem conhecimento sobre os demais questionamentos.”
O reportagem tentou, mas não conseguiu localizar Luiz Felipe. O espaço segue aberto.