metropoles.com

GDF terá de apresentar dados sobre infecção de Covid em jogo do Flamengo

O MPDFT deu 60 dias para a Secretaria de Saúde demonstrar estudos com impacto da partida realizada em 21 de julho, no Estádio Mané Garrincha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
estadio mane garrincha futebol jogo bola
1 de 1 estadio mane garrincha futebol jogo bola - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Subsecretaria de Vigilância à Saúde do DF terá de apresentar, em até 60 dias, um estudo sobre o impacto da partida entre Flamengo e Defensa Y Justicia, pela Copa Libertadores, nos casos de Covid-19 na capital. Uma equipe do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) fiscalizou o primeiro jogo com público no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, em 21 de julho, e verificou a necessidade de ajustes.

A força-tarefa de enfrentamento à Covid-19 do MPDFT  fez a requisição para a pasta da saúde nesta quarta-feira (28/7). O pedido é de realização de investigação epidemiológica com estudo retrospectivo para verificação do impacto da partida no número de casos de Covid-19 entre os presentes.

Devido ao decreto nº 42.297, de 14 de julho de 2021, foi liberada a realização de eventos esportivos com presença de 25% da capacidade dos estádios. No entanto, o MPDFT quer aprimorar os meios e formas de cumprimento dos protocolos e medidas sanitárias protetivas contra a disseminação da Covid no DF.

“A força-tarefa tem procurado manter diálogo constante com os organizadores das competições e com os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização e monitoramento dos eventos”, afirmou o procurador de Justiça Eduardo Sabo.

Para o Ministério Público, além de serem fundamentais para o adequado acompanhamento das atividades de combate à Covid-19, os resultados do estudo epidemiológico solicitado poderão subsidiar o governo distrital na avaliação de eventuais ajustes necessários à melhoria da sistemática vigente relativa à proteção sanitária em eventos com participação de público.

Atuação

A equipe da força-tarefa realizou inspeção no Estádio Nacional Mané Garrincha dias antes e também durante a partida entre o Flamengo e Defensa y Justicia, em 21 de julho. O objetivo da iniciativa foi observar se organizadores do evento e o público presente cumpririam os protocolos sanitários vigentes contra a disseminação da Covid-19.

A equipe responsável pela inspeção constatou a ocorrência de casos de descumprimento de medidas protetivas, tais como não observância da distância mínima de segurança entre torcedores e o não uso de máscaras de proteção facial, o que evidenciou a necessidade de ajustes.

A força-tarefa expediu recomendação, no dia 16 de julho, para que os torcedores fossem orientados desde a chegada, a fim de evitar aglomerações, com demarcação e organização de filas e lugares no interior da arena; para o reforço das medidas de limpeza e higienização de superfícies, a fiscalização do uso de máscaras de proteção facial e o aumento no quantitativo de brigadistas e funcionários de segurança privada, entre outras medidas.

Dias antes da partida, integrantes do MPDFT também estiveram reunidos com representantes da Secretaria de Segurança Pública, da Arena BSB e do Flamengo, além de outros órgãos envolvidos na realização e fiscalização das partidas, para debater as medidas adequadas de segurança sanitária para a realização de jogos com a presença de torcedores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?