metropoles.com

GDF tem consulta pública aberta para discutir sobre ecoparques

O objetivo é instalar usinas de tratamento para transformar resíduos em energia. Investimentos serão de R$ 600 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SEPE/Reprodução
usina
1 de 1 usina - Foto: SEPE/Reprodução

O Distrito Federal está com uma consulta pública aberta para a população opinar sobre o processo de concessão dos serviços de tratamento dos resíduos sólidos urbanos. A ideia da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) é criar três ecoparques: na Asa Sul, no Gama e no P Sul, em Ceilândia.

A meta é ampliar o tratamento destes resíduos de 28% para 85%. Nos ecoparques, que também são chamados de unidades de tratamento mecânico biológico (UTMBs), visa-se tratar os resíduos da coleta convencional do lixo e recuperar recicláveis, gerar adubo orgânico e energia renovável por meio do biogás.

“O acordo resulta na estruturação do mercado local de biogás, aumentando a oferta de gás natural veicular (GNV)”, explica o chefe da pasta Roberto Andrade.

2 imagens
Usina de Compostagem do PSul é uma das que vai produzir biogás e biofertilizantes com valor comercial.
1 de 2

SEPE/Reprodução
2 de 2

Usina de Compostagem do PSul é uma das que vai produzir biogás e biofertilizantes com valor comercial.

SEPE/Reprodução

Os estudos foram elaborados por um acordo de cooperação técnica entre o projeto GEF Biogás Brasil, executado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), e o Governo do Distrito Federal (GDF).

“O acordo trata especificamente dos resíduos da coleta convencional, prevendo ainda esforços de melhoria da quantidade e da qualidade da coleta seletiva destinada às instalações de recuperação de resíduos”, diz Roberto.

A parceria público-privada também prevê o desenvolvimento de duas novas instalações de recuperação de resíduos (IRRs) e a implementação de um centro de visitação e treinamento voltado à divulgação de informações e educação ambiental, para conscientizar a população sobre os temas relacionados ao tratamento dos resíduos.

O investimento estimado é de R$ 600 milhões.

Segundo o secretário, além de gerar energia, o mercado de materiais recicláveis ainda será ampliado. “Isso vai melhorar as condições de trabalho das cooperativas. A coleta seletiva não vai mudar, vai melhorar. A proposta é que consigamos tratar 100% dos resíduos descartados aqui”, pontua.

Consulta pública

Quem quiser conhecer o projeto dos ecoparques e colaborar com sugestões encontra todas as informações no site da Sepe. Nesse link também podem ser acessados todos os documentos referentes ao projeto, inclusive o formulário de participação na consulta e na audiência públicas.

Durante o período em que permanecer aberta a consulta pública, pessoas interessadas poderão se manifestar preenchendo o formulário e enviando-o para os endereços sepe.segp@buriti.df.gov.br e sepe.gab@buriti.df.gov.br, ou entregar no protocolo da Casa Civil (Anexo do Palácio do Buriti, 3º andar, Zona Cívico-Administrativa, Praça do Buriti, Brasília, DF).

Ela fica aberta até as 18h do dia 4 de dezembro. Em 26 de novembro, das 10h às 12h, haverá uma audiência pública com transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) no YouTube.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?