metropoles.com

GDF retoma pregão para construção de três hospitais de campanha no DF

Cada uma das novas unidades contará com 100 leitos de UTI para reforçar o enfrentamento à pandemia de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Fachada Novacap
1 de 1 Fachada Novacap - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) vai retomar nesta terça-feira (16/3) pregão eletrônico com o objetivo de contratar empresa para construir três hospitais de campanha no DF. O objetivo é reforçar o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Nesta segunda-feira (15/3), o diretor presidente da autarquia, Fernando Rodrigues Ferreira Leite, enviou ofício informando a reabertura do edital e pedindo a publicação do certame na edição desta terça-feira (16/3) do Diário Oficicial do DF (DODF).

Os três hospitais contarão com 100 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), todos com suporte ventilatório. A licitação vai acontecer na próxima segunda-feira (22/3), às 9h.

A empresa será contratada pelo critério do menor preço. Os locais onde serão montados os hospitais serão definidos pela Secretaria de Saúde (SES), que responderá ainda pela elaboração de projetos e desmontagem das estruturas.

Ocupação

O Governo do Distrito Federal (GDF) está numa corrida para ampliar a demanda por leitos de UTI na capital. Durante entrevista coletiva sobre a pandemia nesta segunda, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, apresentou cronograma para abrir 88 leitos novos ainda nesta semana.

Segundo o titular da pasta, foram abertos 40 leitos no Hospital Regional de Santa Maria, no domingo (14/3). A unidade terá mais 10 das novas vagas a serem disponibilizadas nesta semana. “Serão mais 20 leitos no Hospital de Base e mais 30 no Hospital do Gama”, completou. Na rede privada, serão contratados outros 28 leitos, divididos entre três hospitais.

Na tarde desta segunda, a ocupação de leitos públicos exclusivos para pacientes com Covid-19 subiu para 96%. No total, há 13 leitos vagos, mas apenas quatro são para adultos, dois são para recém-nascidos e sete, para crianças. A fila de pessoas aguardando por um leito era de 298 pessoas. Desse total, 233 com suspeita ou confirmação de infecção pela Covid-19.

No dia 10 de fevereiro, o DF contava com 145 leitos públicos de UTI para pacientes com Covid-19. Nesta segunda, são 371, um aumento de 226 leitos em pouco mais de um mês.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?