metropoles.com

GDF retoma ideias da Copa do Mundo para intervenções na Esplanada

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação encaminhou, em 10 de outubro, projeto para acessibilidade e paisagismo ao Iphan-DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Esplanada dos Ministérios
1 de 1 Esplanada dos Ministérios - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) analisa projeto de intervenção na Esplanada dos Ministérios, que compõe o Conjunto Urbanístico de Brasília.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) encaminhou a proposta para calçadas, pontos de ônibus e praças que retoma, atualizadas, diretrizes elaboradas entre 2012 e 2014 para a Copa do Mundo, na qual a capital figurou como uma das cidades-sede.

O memorial descritivo do Projeto de Sistema Viário, Rota Acessível e Paisagismo no Eixo Monumental Leste MDE 156/2018 ao qual o Metrópoles obteve acesso descreve quais são as ideias para a via onde está o centro do poder político do Brasil. A Seduh quer renovar os pavimentos das calçadas, introduzindo elementos de acessibilidade, destacando espaços de convício e paradas de transporte público.

Reprodução/Memorial descritivo
Projeto é voltado para a Esplanada dos Ministérios até a Rodoviária do Plano Piloto

No que diz respeito ao paisagismo, a ideia é inserir novas espécies na cor amarela, além de fileira de palmeiras-imperiais. No centro de cada quadra ministerial, praças de estar e as paradas alternariam-se.

Reprodução/Memorial descritivo
Para o projeto, foram retomadas e atualizadas as diretrizes elaboradas entre 2012 e 2014 para a Copa do Mundo de 2014

Ainda de acordo com o projeto, no espaço de convívio haveria conjuntos de bancos, lixeiras, arborização na cor amarela e mapa tátil. A proposta é complementada com iluminação pública diferente para pedestres.

Nas proximidades da Rodoviária do Plano Piloto, a intenção é criar rota acessível a fim de melhorar a travessia na altura do Teatro Nacional, além de substituir o pavimento do passeio que conduz ao terminal.

Reprodução/Memorial descritivo
Além de renovar os pavimentos, a Seduh quer inserir na via mais vegetação
Complementação

O memorial descritivo observa que um conjunto de intervenções já saiu do papel, como a ciclovia ao longo do canteiro central do Eixo Monumental.

O objetivo do projeto atual, conforme o documento, é complementar o trecho que existente, detalhando o plano piloto original de Lúcio Costa no que se refere a rotas acessíveis e seguras para os pedestres. “A qualificação do espaço urbano do Eixo Monumental proporcionará o uso digno da população composta principalmente de servidores e de turistas”, disse um trecho.

Segundo a Seduh, a inserção das baias e pontos de ônibus ao longo do Eixo Monumental Leste – onde localiza-se a Esplanada – e Oeste foi objeto de discussão com os órgãos competentes a fim de ajustar a distância entre os locais de parada do transporte coletivo e favorecer a possível criação de uma faixa exclusiva.

Em análise

Em nota, o Iphan confirmou que recebeu o processo em 10 de outubro deste ano e as propostas ainda estão em análise. Segundo o órgão, o prazo para conclusão da avaliação pelos técnicos é de 45 dias.

Na avaliação da Seduh, “o projeto completa a sensação de monumentalidade para o pedestre ao criar amplas calçadas. Com isso, também fica garantido o deslocamento e a acessibilidade em toda a Esplanada dos Ministérios. Hoje, as rotas acessíveis são interrompidas em alguns pontos”.

Ainda de acordo com a pasta, a Seduh não dispõe de dados sobre o orçamento nem prazo de execução e “tão logo o projeto seja aprovado pelo Iphan, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) terá condições de orçar o valor total da obra. As intervenções são consideradas prioritárias e dependem da disponibilidade financeira do GDF”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?