metropoles.com

GDF reservará vacinas para imunizar bancários e funcionários dos Correios

Decisão foi tomada pelo governador em exercício, Rafael Prudente, após orientação técnica do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação
1 de 1 Vacinação - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador em exercício do Distrito Federal, Rafael Prudente (MDB), decidiu reservar, nesta sexta-feira (16/7), 20% da próxima remessa de doses de vacinas contra Covid-19 que chegará à capital. A cota será destinada à imunização de bancários e funcionários dos Correios, seguindo orientação técnica do Ministério da Saúde.

A decisão se deu após o presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. (ANABB), Augusto Carvalho, participar de audiência com o governador em exercício. Prudente, que preside a Câmara Legislativa do Distrito Federal e responde pelo GDF durante as férias do titular, Ibaneis Rocha (MDB) e licença do vice, Paco Britto (Avante), garantiu à ANABB que os bancários do Distrito Federal serão vacinados contra a Covid-19 nos próximos dias.

A vacinação dependerá de listagem a ser encaminhada ao GDF. Uma reunião será marcada com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para definir a prioridade dentro desta categoria.

Os bancários estão na linha de frente dos atendimentos à população para o pagamento de benefícios durante a pandemia de Covid-19 e na concessão de linhas especiais de crédito a empresas e agronegócio. Para vaciná-los, são necessárias 5 mil doses.

“O governador Rafael Prudente nos relatou que manteve contato com a Secretaria de Saúde após nossa audiência e que a determinação é de que o informe técnico do Ministério da Saúde seja cumprido, com a reserva de doses da vacina para os bancários nos lotes que já foram entregues. Nós ressaltamos a ele que o informe técnico do ministério já está em vigor e, por isso, solicitamos que as vacinas sejam aplicadas imediatamente”, destaca Augusto Carvalho.

O 28º Informe Técnico do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde, orienta para “a disponibilização de 20% do total de doses distribuídas à cada Unidade Federada aos Bancários e Trabalhadores dos Correios”. Com base no documento, muitos estados já iniciaram a vacinação da categoria. O pleito da ANABB é que a mesma medida seja adotada em todo o país, inclusive no Distrito Federal.

A partir de uma articulação realizada pela ANABB, também participaram da agenda com o governador o Sindicato dos Bancários de Brasília e a Associação dos Bancos no Distrito Federal (Assban). As três entidades divulgaram uma carta aberta conjunta, direcionada ao governador Ibaneis Rocha, em que solicitam a priorização dos empregados do setor bancário na imunização contra a Covid-19.

Veja a carta aberta da ANABB, Sindicato dos Bancários e Assban :

Carta Aberta – Vacina Bancá… by Metropoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?