GDF renova contrato com duas empresas de ônibus. Veja por quanto tempo
Enquanto que a Viação Pioneira cumpriu com a exigência de renovar a frota, a empresa de ônibus São José descumpriu o contrato
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) renovou, nesta quinta-feira (29/12), os contratos de prestação de serviço com duas empresas de ônibus no DF. Enquanto que a Viação Pioneira deve prestar serviço pelo próximos 10 anos, a Expresso São José teve o vínculo renovado por apenas seis meses.
Segundo explicou a pasta em nota enviada à reportagem a diferença no tempo de prorrogação se dá pelo cumprimento ou não das exigências contratuais. “A prorrogação da vigência do contrato da concessionária Viação Pioneira mostrou-se vantajosa ao GDF, uma vez que a operadora renovou 100% de sua frota de ônibus, o que resulta em impacto econômico-financeiro positivo com tarifas técnicas em valores menores”, disse.
Por outro lado, como a São José não renovou totalmente a frota de ônibus, a prorrogação de seis meses busca apenas cumprir as regras contratuais de um total de 10 anos de serviços prestados.
Conforme dito pela Semob, um edital para a nova licitação que irá abarcar a área da empresa de ônibus está em análise pelo Tribunal de Contas (TCDF).
Atualmente a Pioneira é responsável pela Bacia 2 no Distrito Federal que compreende as regiões do Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Park Way, Santa Maria, São Sebastião e Gama.
Já a São José atende a Bacia 5 que compreende o SIA, SCIA, Vicente Pires, Ceilândia (ao norte da Av. Hélio Prates), Taguatinga (ao norte da QNG 11) e Brazlândia.
Marechal, Urbi e Piracicabana, que são as outras empresas que têm vínculo com o GDF, devem esperar até o ano que vem para renovação dos contratos, uma vez a prestação de serviço foi assinada em 2013.