GDF renova contrato com duas empresas de ônibus por mais 10 anos
Empresas são responsáveis por linhas que atendem regiões como Águas Claras, Ceilândia, Guará, Recanto das Emas, Samambaia e Taguatinga
atualizado
Compartilhar notícia
Com contratos que expiram nesta quarta-feira (26/4), o Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu renovar a concessão do transporte público da capital do país, fechada com as empresas Marechal e Urbi. Os contratos serão renovados por mais 10 anos.
As frotas das empresas atendem as seguintes regiões administrativas: Águas Claras, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Riacho Fundo 1 e 2, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga.
À época do primeiro acordo, fechado no governo de Agnelo Queiroz (PT), em 2013, cada contrato custou cerca de R$ 1,3 bilhão aos cofres públicos. Contudo, os novos parâmetros ainda não foram divulgados e devem ser detalhados, em breve, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Em dezembro, o GDF havia renovado a concessão da Viação Pioneira, também pelos próximos 10 anos, e da Expresso São José, por seis meses. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que o tempo depende do cumprimento de exigências contratuais.
“A prorrogação da vigência do contrato da concessionária Viação Pioneira mostrou-se vantajosa ao GDF, uma vez que a operadora renovou 100% de sua frota de ônibus, o que resulta em impacto econômico-financeiro positivo, com tarifas técnicas em valores menores”, comunicou a pasta.
No caso da São José, não houve renovação total da frota de ônibus, e a prorrogação de seis meses ocorreu apenas para cumprimento de regras contratuais dos 10 anos de serviços prestados.