metropoles.com

GDF recomeça estudos para consolidar PPP da Transbrasília

Governo quer via de ligação direta entre Samambaia, Taguatinga, Park Way, Águas Claras, Guará e Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges/Esp. Metrópoles
1 de 1 - Foto: André Borges/Esp. Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) criou um grupo de trabalho com o objetivo de sanear os entraves jurídicos e administrativos do projeto para a construção da Transbrasília, chamada de Avenida das Cidades. O objetivo é abrir uma via de ligação direta entre Samambaia, Taguatinga, Park Way, Águas Claras, Guará e Brasília.

O projeto também inclui o aterramento da rede de fios de energia que passa pelo trajeto, que totaliza 26 quilômetros de extensão. A proposta ainda envolve a construção de setores habitacionais, parques e comércio às margens da pista.

A Secretaria de Projetos Especiais do GDF desengavetou e passou a analisar a documentação da parceria público-privada (PPP), parada desde 2017.

“A secretaria vem, junto a todas as áreas envolvidas, buscar superar e resolver todos os óbices institucionais e legais para encaminhar o quanto antes os dados, estudos e pareceres atualizados, para que as áreas técnicas envolvidas possam, o quanto antes, liberar e divulgar o projeto”, comentou o secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros.

Depois da recente concessão do complexo do Arenaplex – que incluiu o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o Complexo Aquático Claudio Coutinho e o Ginásio Nilson Nelson –, a Transbrasília é uma das principais PPPs na agenda do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). O chefe do Executivo espera lançar o edital e começar a obra até o fim do mandato, em 2022.

Em linhas gerais, a empresa ganhadora da futura licitação fará todas as obras de infraestrutura, em troca da autorização para explorar comercialmente os novos setores erguidos durante a construção. O custo inicial é de R$ 3 bilhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?