metropoles.com

GDF recebe propostas para construção de laboratório farmacêutico

As empresas deverão desenvolver estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica para a unidade de medicamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Camila Souza/GOVBA
teste em laboratório
1 de 1 teste em laboratório - Foto: Camila Souza/GOVBA

A Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) tornou público, nesta segunda-feira (1/3), o procedimento para recebimento de propostas para construção, operação e manutenção do Laboratório Farmacêutico Oficial de medicamentos do Distrito Federal.

As empresas deverão desenvolver estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica para a unidade. Também serão responsáveis pela construção das estruturas, além da manutenção e operação do laboratório. O modelo de contratação será em parceria público-privada (PPP).

O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) começa com a apresentação de documentos pelas empresas e o requerimento de autorização para participar do certame. Essa fase terá o prazo de um mês. Depois, virá a apresentação de estudos e de outras etapas que antecedem o processo licitatório.

A Sepe estima que, em seis meses, esteja tudo encaminhado para licitar o novo equipamento. O site da Secretaria de Projetos Especiais elenca todos os detalhes do projeto. Confira:

 

DODF
Publicação feita no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (1/3)
Medicamentos

Segundo o GDF, a criação de laboratórios oficiais em todo o Brasil visa atender o Ministério da Saúde e as secretarias dos estados. Eles também devem incentivar a pesquisa, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Têm ainda papel importante na regulação de preços para o mercado nacional.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, destacou a importância do projeto. “Será essencial para fabricarmos os medicamentos que precisamos aqui no DF e quem sabe até termos condições de produzir nossas vacinas também”, destacou o secretário. “Com o laboratório farmacêutico, também conseguimos uma oferta de medicamentos padronizada na rede, e poderemos ampliar o acesso àqueles que têm mais dificuldade de aquisição”, prevê.

Estados como Bahia e Pernambuco contam com estruturas semelhantes em operação. O objetivo é que, após estudos e diversas etapas, possa sair do papel uma unidade na capital federal. “Estudos cuidadosos. A análise do que está se propondo são importantes. Nem sempre existe um projeto ‘estocado’ para ser executado aqui”, explica o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?