GDF recebe doação anônima de 300 mil kits para testagem do coronavírus
O malote adquirido tem exame baseado na presença de anticorpos IGM por R$ 8 milhões, que deve chegar nos próximos dias
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) conseguiu a doação de 300 mil testes do novo coronavírus para auxiliar a Secretaria de Saúde a mapear os avanços da doença nas regiões administrativas. O malote custou R$ 8 milhões e o doador solicitou que o nome fosse preservado.
A conquista é resultado de uma ação determinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para que a Secretaria de Economia intermediasse pedidos de arrecadação de kits de diagnóstico do Sars-Cov-2. Com isso, conseguir a ampliação da capacidade de testagem da população local.
“É uma doação muito importante para conseguirmos monitorar o avanço do coronavírus e darmos mais segurança à população, ao mesmo tempo que municiamos o governo com informações estratégicas para as tomadas de decisões”, explicou à coluna o secretário de Economia, André Clemente.
De acordo com o doador, os kits de teste para Covid-19 adquiridos são baseado na presença de anticorpos IGM no organismo e sairão de Santa Catarina para o Distrito Federal. O transporte e a logística ficará sob responsabilidade dos órgãos locais.
Ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde informou que já está providenciando a busca dos testes.
Infecções confirmadas
O Distrito Federal registrou, em 18 horas, 365 novos casos e 14 mortes por coronavírus. Os dados do Painel Covid-19, do Governo do Distrito Federal (GDF), foram atualizados às 12h01 desta sexta (26/06).
As novas ocorrências elevam a 39.236 o número de infectados e a 476 a quantidade de óbitos na capital do país. O balanço anterior, divulgado na noite dessa quinta-feira (25/06), indicava 38.871 contaminados e 462 vítimas.