metropoles.com

GDF recebe denúncia de festa de quatro dias para comemoração do ano-novo

Chamado de Brave 2021, o evento conta com festas até em piscina. Ingressos já estão à venda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
GDF recebe denúncia de festa de quatro dias para comemoração do ano-novo
1 de 1 GDF recebe denúncia de festa de quatro dias para comemoração do ano-novo - Foto: Reprodução

Um e-mail encaminhado ao Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), à Secretaria de Saúde, Polícia Militar (PMDF) e Polícia Civil (PCDF) denuncia uma festa que ocorrerá por quatro dias em um hotel-fazenda no Gama. Chamado de Brave 2021, o evento terá início no dia 31 de dezembro e só acabará em 3 de janeiro.

Nas redes sociais, a festa foi divulgada ainda em setembro. Segundo a publicação que anuncia a pré-venda de ingressos, a antecedência se justifica pois havia a expectativa de que  os eventos no Distrito Federal fossem liberados, parcialmente, até o final do ano. De fato, os eventos corporativos chegaram a ser liberados, mas festas continuam proibidas, como medida para evitar aglomerações e conter o avanço da Covid-19.

Mesmo assim, ao longo dos últimos meses, a Brave continuou difundindo a festa. No total, 19 DJs de todo o país estarão presentes, animando a rave de manhã, à tarde e à noite. Até mesmo piscinas serão utilizadas, o que praticamente impossibilita o uso de máscara de proteção facial.

Após uma publicação na qual se falava da aproximação da imunidade de rebanho, ainda não garantida, e da necessidade do uso de máscaras, o evento não promoveu mais nenhuma postagem que alertasse para a necessidade de se utilizar álcool em gel, máscaras ou manter o distanciamento social – medidas preventivas contra o novo coronavírus. Desde então, foi pedido aos frequentadores, por duas vezes, que levem toalhas e sungas, a fim de aproveitarem a piscina do espaço.

Veja o material de divulgação:

2 imagens
Dezenove DJs estão escalados para o evento
1 de 2

São quatro dias de festa

Divulgação
2 de 2

Dezenove DJs estão escalados para o evento

Divulgação

Procurados, os responsáveis pela festa informaram que estão “cientes das proibições do poder público” durante a pandemia. Em sua defesa, eles disseram que o hotel-fazenda possui “25 quartos apenas, e as atividades estão disponíveis para esses participantes e outros que adquirirem o day use do clube”.

Ainda segundo o Brave, “o hotel respeita os decretos vigentes e não realizará nenhuma atividade em local fechado”. Vale lembrar que o decreto do Governo do Distrito Federal que restringe diversas atividades durante a pandemia também proíbe eventos com aglomeração ao ar livre.

Os promotores garantem ainda que “as normas de segurança e higiene sempre foram respeitadas” e que não haverá “nenhuma atividade na madrugada”.

Após o contato da reportagem, a produção publicou um texto lembrando normas de segurança a serem respeitadas para conter a disseminação da Covid-19.

Confira:

O que dizem os órgãos citados

Procurado, o MPDFT informou que as unidades que receberam o conteúdo da denúncia devem enviar o material para análise da força-tarefa que concentra as ações de enfrentamento da pandemia no DF.

Já a Secretaria de Saúde disse que “não cede informações sobre operações que estão por ocorrer”.

As PCDF e PMDF não responderam aos questionamentos da reportagem até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto a manifestações futuras.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?