UBS de São Sebastião será transferida para dentro de Parque de Exposições no DF
A Unidade Básica de Saúde 6 está sendo transferida para um novo local, rodeado por estábulos, lama e mato. Usuários não aprovam a mudança
atualizado
Compartilhar notícia
Pacientes da unidade básica de saúde (UBS) 6 de São Sebastião estão preocupados com o futuro do atendimento deles a partir dos próximos dias. Uma mudança de local os obrigará a dividir o espaço com estábulos, lama e mato. Isso porque a UBS foi transferida para o interior do Parque de Exposições Agropecuárias da cidade, após os donos da sede anterior, que era alugada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), pedirem o imóvel de volta.
A escolha do novo espaço é decisão da Secretaria da Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O Metrópoles esteve no local e flagrou diversos empecilhos, os quais passarão a ser parte da rotina de 5 mil moradores cadastrados como pacientes na UBS 6. A antiga sede já está fechada, mas a nova só passa a operar a partir de segunda-feira (12/12).
Veja imagens da futura UBS:
Uma parte do muro tombou e o restante está instável, com probabilidade de vir abaixo a qualquer momento. Por conta das chuvas, o local está cercado de lama, dificultando o acesso de pacientes. Também há estábulos em volta da futura unidade de saúde, além da estruturas construída para shows.
No quesito segurança, o ponto também deixa a desejar. A UBS funcionará a poucos metros de uma invasão e não tem nenhum posto de polícia nos arredores.
Nessa quarta-feira (7/12), gestantes desavisadas procuram atendimento na nova sede, que ainda não está em funcionamento. Kerolaine Cristina de Souza, 32, e a filha não aprovaram a nova localidade, que definiram como “horrível”.
“Ficamos preocupadas, ainda mais com a chegada da chuva, que vai molhar tudo e impossibilitar a gente de vir para as consultas. Antes era mais perto”, reclama a dona de casa.
A jovem Minele Almeida, 20, partilha do mesmo sentimento. “Eu tinha uma consulta marcada para hoje, mas não avisaram da mudança. Cheguei lá [antigo endereço] e não tinha ninguém, tiver que andar muito até chegar aqui”, lamenta.
“O banheiro não tem porta, o muro de trás está derrubado, é totalmente insalubre”, reclama, sob a condição de anonimato, uma técnica de enfermagem que trabalha no local. Já outra servidora, que também terá o nome preservado por medo de represálias, entende que a estrutura é maior, mas, por fora, há vários problemas.
“O local, em si, para gente é maior. O problema é o lado de fora. Quando chove, a lama entra toda. As grades das janelas estão abertas, além daqui ser cercado por uma invasão e a gente não ter segurança nenhuma”.
O que diz a Saúde
Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que o espaço é adequado para sediar a unidade. Leia na íntegra:
“A Secretaria de Saúde informa que a Unidade Básica de Saúde (UBS) 6 de São Sebastião começou a ser transferida para o Parque de Exposições (Bairro Bela Vista) da cidade a partir desta terça-feira (6). Além de adequado para sediar a unidade, o local fica nas proximidades da Avenida Principal e do Terminal rodoviário da cidade, facilitando o acesso ao público.
O atendimento da UBS 6 abrange quatro bairros da região. A equipe de saúde da unidade é composta por dois técnicos de enfermagem, um enfermeiro, um médico e três agentes comunitários de saúde”.
Questionada novamente sobre a localização, diante da reclamação de usuários e servidores, a Saúde não havia respondido à demanda da reportagem até a última atualização deste texto.