metropoles.com

GDF questiona mudança de regime de trabalho para servidores públicos

De acordo com o secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio, a proposta aprovada na terça-feira (24/11) pelos deputados distritais vai onerar os cofres públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
camara
1 de 1 camara - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal questionou a aprovação da proposta que permite 23 mil funcionários públicos a mudarem o regime de trabalho de celetista para estatutário. O chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, acredita que a medida pode onerar os cofres públicos por até 40 anos. Os deputados distritais votaram Proposta de Emenda à Lei Orgânica (Pelo) n° 18, de autoria do deputado Wellington Luiz (PMDB), na terça-feira (24/11).

Na prática, a mudança autoriza que alguns grupos de empregados, hoje regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), possam optar pelo regime definido na Lei Complementar n° 840 de 2011, a mesma que regulamenta a carreira de servidor público civil do Distrito Federal. Têm direito à mudança os contratados até outubro de 1988.

Sampaio enfatizou que, na prática, “esse projeto migra pessoas que contribuíram dentro de um regime que possui o teto na faixa de R$ 4 mil para aposentadorias com salários integrais, com valores acima desse teto inicial e, o mais grave, sem terem contribuído para esse fim. Essa diferença terá que sair de algum lugar”, explica.

Para o chefe da Casa Civil, a argumentação do autor do projeto de que existe um convênio com o governo federal sobre o tema não é suficiente. “O ponto que trago para o debate é como um servidor que contribuiu a vida inteira sob um regime previdenciário, um teto, proporcional à aposentadoria que ele tinha como garantida, passará a receber o salário de forma integral. A conta não fechará ”, critica.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?