GDF quer posto policial da Igrejinha como atendimento ao turista
Local foi desativado pela PM e virou alvo de projeto das secretarias de Turismo e de Segurança Pública, e já teve aceno positivo do Iphan-DF
atualizado
Compartilhar notícia
As secretarias de Turismo (Setur-DF) e de Segurança Pública (SSP-DF) estão debruçadas em projeto que objetiva transformar o posto da Polícia Militar da EQS 108/308 em Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
A região é conhecida por abrigar a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, um dos cartões postais criados por Oscar Niemeyer, e também a SQS 308, quadra modelo de Brasília projetada por Lucio Costa, a qual abriga os famosos jardins de Burle Marx e a arte de Athos Bulcão.
Após consulta prévia, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sinalizou positivamente à iniciativa.
“Tendo em vista que a proposta de mudança de uso encaminhada é condizente com a preservação do bem, que pode contribuir para o fomento da educação patrimonial e para a propagação dos valores patrimoniais, informamos que o Iphan não se opõe à intervenção desde que encaminhado o anteprojeto a esta instituição quando desenvolvido e solicitada a manifestação da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação”, registrou o órgão.
A notícia foi bem recebida pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “A possibilidade de inaugurar um Centro de Atendimento ao Turista na quadra modelo é ressignificar a história da nossa cidade para todos que visitam a 308 Sul. A quadra é um retrato de Brasília. A união entre as Secretarias de Turismo e Segurança foi fundamental para iniciar esse projeto estratégico”, disse à coluna.
Revitalização
Em abril, o GDF reinaugurou o Centro de Atendimento ao Turista na Praça dos Três Poderes. O espaço, conhecido como a Casa de Chá, foi todo revitalizado. O projeto fez parte de parceria da Secretaria de Turismo com a Bloco Arquitetos.
A nova geração de arquitetos de Brasília se uniu para revitalizar os locais especializados em prestar informações aos turistas que visitam Brasília. Entre os três pontos principais, estão a antiga Casa de Chá, um endereço no Setor Hoteleiro Sul e outro no Setor Hoteleiro Norte.
A iniciativa ocorreu em duas semanas e contou com nomes importantes da arquitetura brasiliense. Samuel Lamas, Rafaela Gravia e Danilo Vale cederam móveis de suas criações para ocuparem os CATs remodelados.