metropoles.com

GDF quer posto policial da Igrejinha como atendimento ao turista

Local foi desativado pela PM e virou alvo de projeto das secretarias de Turismo e de Segurança Pública, e já teve aceno positivo do Iphan-DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Igrejinha
1 de 1 Igrejinha - Foto: Michael Melo/Metrópoles

As secretarias de Turismo (Setur-DF) e de Segurança Pública (SSP-DF) estão debruçadas em projeto que objetiva transformar o posto da Polícia Militar da EQS 108/308 em Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

A região é conhecida por abrigar a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, um dos cartões postais criados por Oscar Niemeyer, e também a SQS 308, quadra modelo de Brasília projetada por Lucio Costa, a qual abriga os famosos jardins de Burle Marx e a arte de Athos Bulcão.

Após consulta prévia, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sinalizou positivamente à iniciativa.

“Tendo em vista que a proposta de mudança de uso encaminhada é condizente com a preservação do bem, que pode contribuir para o fomento da educação patrimonial e para a propagação dos valores patrimoniais, informamos que o Iphan não se opõe à intervenção desde que encaminhado o anteprojeto a esta instituição quando desenvolvido e solicitada a manifestação da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação”, registrou o órgão.

A notícia foi bem recebida pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “A possibilidade de inaugurar um Centro de Atendimento ao Turista na quadra modelo é ressignificar a história da nossa cidade para todos que visitam a 308 Sul. A quadra é um retrato de Brasília. A união entre as Secretarias de Turismo e Segurança foi fundamental para iniciar esse projeto estratégico”, disse à coluna.

Revitalização

Em abril, o GDF reinaugurou o Centro de Atendimento ao Turista na Praça dos Três Poderes. O espaço, conhecido como a Casa de Chá, foi todo revitalizado. O projeto fez parte de parceria da Secretaria de Turismo com a Bloco Arquitetos.

A nova geração de arquitetos de Brasília se uniu para revitalizar os locais especializados em prestar informações aos turistas que visitam Brasília. Entre os três pontos principais, estão a antiga Casa de Chá, um endereço no Setor Hoteleiro Sul e outro no Setor Hoteleiro Norte.

A iniciativa ocorreu em duas semanas e contou com nomes importantes da arquitetura brasiliense. Samuel Lamas, Rafaela Gravia e Danilo Vale cederam móveis de suas criações para ocuparem os CATs remodelados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?