metropoles.com

GDF quer pagar incentivo para auditores que cobrarem mais dívidas

Projeto de lei aprovado na CLDF prevê percentual extra para quem recuperar mais créditos aos cofres públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Secretaria de Fazenda
Auditores-fiscais
1 de 1 Auditores-fiscais - Foto: Divulgação/Secretaria de Fazenda

O Governo do Distrito Federal (GDF) pagará incentivo aos auditores tributários mais eficientes na cobrança de créditos públicos. Com uma dívida ativa de R$ 36 bilhões, o Executivo propôs à Câmara Legislativa do DF que aprove a verba “extra” para os servidores melhorarem a atuação na recuperação de dinheiro para os cofres públicos.

O projeto de lei complementar (PLC)chegou à Casa em regime de urgência e foi aprovado nesta quinta-feira (12/12/2019). Na justificativa do PLC, o trabalho dos auditores é comparado ao da iniciativa privada.

“Sabe-se que a oferta de incentivos como forma de melhorar a eficiência de seus resultados é medida de eficiência aplicada pelo setor privado e, na última década, também passou a ser utilizada pelo setor público como maneira de se fomentar melhores e eficientes resultados”, explicita o GDF na argumentação.

Ainda não é possível prever em quanto a medida vai onerar os cofres públicos. Caso os deputados aprovem a medida, eles darão o primeiro passo para instituir o benefício. Os percentuais serão definidos em portaria posterior à sanção do PLC.

A cobrança feita pelos auditores ocorre após o crédito ser constituído definitivamente em âmbito administrativo. Depois disso, é preciso passar por uma etapa importante: a cobrança extrajudicial. Esta última visa recuperar o crédito devido sem a necessidade de acionamento do Poder Judiciário. E, somente se não quitada a dívida, segue para o ajuizamento da execução fiscal.

Para o presidente Sindicato da Carreira de Auditoria Tributária, Ézio Vieira de Araújo, uma gestão moderna tem que ter metas de cobrança para melhorar a eficiência. “Precisamos estimular os servidores a trabalhar cada vez mais. Vamos buscar a recuperação de créditos perdidos e impedir que essa dívida cresça ainda mais”, afirmou.

Confira a proposição:

Arquivo by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?