metropoles.com

GDF prorroga suspensão de cobrança das áreas para feiras e trailers

Prorrogação será assinada nesta quarta e válida enquanto o DF estiver em estado de calamidade pública por conta da pandemia da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
Feira
1 de 1 Feira - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

Para aliviar o aperto nas contas do pequenos empreendedores, o Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu prorrogar, mais uma vez, a suspensão do pagamento pelo uso de áreas públicas por quiosques, feirantes, trailers e semelhantes. A cobrança de pagamento dos autorizatários, permissionários ou concessionários será suspensa até 30 de junho de 2021.

Conforme noticiado pela Janela Indiscreta, a suspensão será valida enquanto estiver em vigência o estado de calamidade pública, aprovado pela Câmara Legislativa (CLDF), em decorrência da pandemia da Covid-19. O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinará o decreto nesta quarta-feira (24/02), no Palácio do Buriti.

Segundo o secretário de Economia do DF, André Clemente, a nova prorrogação é necessária. “Ações justas e rápidas na área econômica do governo transmitem ao setor produtivo e à nossa população a certeza de que os ajustes necessários para manter o ambiente de desenvolvimento econômico estão constantemente sendo adotados”, afirmou.

O decreto vai contemplar:

  • Feiras livres e permanentes
  • Shoppings populares
  • Quiosques
  • Lojas em terminais rodoviários e metroviários
  • Galerias
  • Trailers
  • Bancas de jornais e revistas
  • Faixas de domínio do sistema rodoviário do Distrito Federal
  • Centro de Abastecimento do Distrito Federal – Ceasa
  • Parques públicos
  • Comércio ambulante em geral

A cobrança do pagamento das parcelas referentes aos acordos firmados em razão de atraso ou inadimplência entre a Administração Pública e os empreendedores também ficará suspensa. Durante o período de vigência do decreto, não haverá incidência de juros ou correção monetária.

Anteriormente, o decreto contemplava áreas públicas usadas por bares e restaurantes. Contudo, com o retorno das atividades do segmento, o novo texto exclui a categoria do novo benefício.

Alívio

Após a votação de diversos projetos nessa terça-feira (23/02), incluindo a reabertura do Programa de Refinanciamento de Dívidas do DF, o Refis, o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), elogiou a decisão do GDF.

“Eu passei alguns dias no último ano e neste ano fazendo a cobrança junto ao Poder Executivo, para que ele regulamentasse através de um decreto uma lei autorizativa, que nós apreciamos aqui [na CLDF] no início da pandemia, para suspender as taxas dos pagamentos dos trailers, quiosques, ambulantes, dos feirantes”, comentou.

Segundo o parlamentar, pequenos empresários locais estão passando por grande dificuldade na pandemia do novo coronavírus, e o governo compreendeu essa dificuldade. “Isso vai ser um alívio no bolso de muitos feirantes”, pontuou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?