GDF prorroga até 5ª feira inscrições para educador social voluntário
Só cadastros com pendências têm até a nova data para registro. Postergação ocorre devido a problemas de instabilidade no sistema
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Educação do Distrito Federal prorrogou, novamente, o período de inscrições para o preenchimento de 4.482 vagas do programa Educador Social Voluntário. No entanto, apenas o candidatos que tiveram problemas na efetivação do cadastro por instabilidades têm até quinta-feira (29/7) para se dirigir à unidade onde solicitou a vaga e finalizar o registro.
Também está prevista a formação de cadastro reserva, com outras 314 vagas, para todas as regionais de ensino da capital do país. O processo é destinado a pessoas maiores de 18 anos, de diversos níveis de escolaridade e/ou de experiência, conforme previsto na portaria que regulamenta o programa.
A seleção será por meio de análise de currículo, feita por comissões avaliadoras compostas nas próprias unidades escolares beneficiadas pelo programa. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma regional de ensino para atuação e indicar quatro unidades escolares na mesma regional.
As vagas serão distribuídas entre Brazlândia (304), Ceilândia (808), Gama (289), Guará (155), Núcleo Bandeirante (242), Paranoá (214), Planaltina (342), Plano Piloto (692), Recanto das Emas (173), Samambaia (273),Santa Maria (196), São Sebastião (153), Sobradinho (261) e Taguatinga (380).
O candidato deverá, ainda, encaminhar para o e-mail da unidade uma cópia digitalizada dos seguintes documentos: identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista ou passaporte); certidões negativas criminais da Justiça Federal e da Justiça do DF; certidão negativa da Justiça Eleitoral; comprovantes de residência, de escolaridade e de experiência.
Atividades
Os educadores sociais voluntários vão atuar presencialmente nos dias letivos e naqueles para reposição de aulas. Eles receberão R$ 30 por dia de atuação presencial, para cobrir as despesas com alimentação e transporte.
O tempo diário de voluntariado será de quatro horas, mas eles poderão atuar em dois turnos ou em duas escolas, recebendo, assim, o ressarcimento em dobro. O pagamento será feito pela regional de ensino, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf).
Prestar suporte à educação integral, à educação infantil, ao ensino especial, à Escola Meninos e Meninas do Parque, à Escola do Parque da Cidade e aos estudantes indígenas matriculados nas unidades da rede pública compõem as atribuições dos ESV.
Todo o trabalho é supervisionado por professores e/ou pelas equipes gestoras, a depender do atendimento prestado pela unidade. As tarefas desempenhadas são relacionadas ao dia a dia da escola, tais como auxiliar em atividades pedagógicas, esportivas e culturais. No ensino especial, eles apoiam os estudantes nos horários de recreação e de refeição.
Veja o edital na íntegra: