metropoles.com

Semob anuncia licitação do projeto Zona Verde para a próxima semana

Projeto Zona Verde prevê criação de estacionamentos pagos no DF. Gestão do sistema será concedida ao setor privado por meio de licitação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Estacionamento - Metrópoles
1 de 1 Estacionamento - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) pretende lançar na próxima semana a licitação para fechar com o setor privado o serviço de gestão de estacionamentos rotativos pagos na capital do país, por meio do projeto conhecido como Zona Verde.

Um documento com as justificativas sobre a “conveniência” e a “oportunidade” para adoção da medida foi publicado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (20/12).

O prazo de concessão das áreas públicas para uso como estacionamentos privados será de 20 anos. O projeto abrange áreas em quadras comerciais das asas Sul e Norte; no Sudoeste; nos setores de Indústrias Gráficas (SIG), de Indústria e Abastecimento (SIA), bancário (SBS e SBN), comercial (SCS e SCN) e de autarquias (SAS e SAN); na Esplanada; no Eixo Monumental; e em bolsões próximos às estações de metrô e do BRT.

Para a Semob, a criação do sistema de estacionamento rotativo no Distrito Federal se apresenta como uma “política de mobilidade urbana” porque visa desestimular o uso do transporte individual e incentivar a busca por meios de locomoção coletivos, como ônibus e metrô, ou modelos ativos de locomoção – a pé e de bicicleta, por exemplo.

“Espera-se alcançar esses objetivos com a adoção de política de estacionamentos públicos rotativos. Impactando positivamente todo o sistema de mobilidade da cidade, melhorando o fluxo do trânsito, disciplinando o uso de vagas de estacionamento, reduzindo os congestionamentos e garantindo mais sustentabilidade ambiental e qualidade de vida com a menor circulação de automóveis particulares pelas vias da cidade”, justificou a pasta.

Leia a justificativa na íntegra: 

6 imagens
1 de 6

Reprodução/DODF
2 de 6

Reprodução/DODF
3 de 6

Reprodução/DODF
4 de 6

Reprodução/DODF
5 de 6

Reprodução/DODF
6 de 6

Reprodução/DODF

 

Concessão

A prestação do serviço concedido envolverá todas as etapas do projeto, desde a adoção à operação do sistema, passando pela exploração e pelo gerenciamento dos estacionamentos rotativos, e com manutenção das áreas exploradas.

O objetivo é disponibilizar vagas pagas para diminuir o tempo de procura, aumentar a rotatividade e melhorar a mobilidade do trânsito nos setores da Zona Verde.

O processo licitatório será conduzido pela Semob. Titular da pasta, Zeno Gonçalves afirmou que a concessão será onerosa para a empresa administradora do sistema e sem previsão de gastos por parte do governo local. A vencedora da licitação será a que apresentar a maior oferta de contrato.

“A concessionária terá de investir recursos próprios para criar a Zona Verde e iniciar a exploração dos estacionamentos. O GDF terá participação mínima de 20% na receita bruta, com previsão de arrecadar cerca de R$ 15 milhões por ano, além de receber a outorga inicial de aproximadamente R$ 54 milhões”, comentou o secretário.

Entre as propostas que devem fazer parte das regras é a de que motoristas não paguem a tarifa do Zona Verde se estacionarem os veículos nas áreas de bolsões e embarcarem no metrô ou no BRT. “A ideia é estimular o uso do transporte público e a ocupação eficiente das vagas, além de reduzir congestionamentos e acidentes de trânsito”, completou o secretário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?