metropoles.com

GDF pretende criar quatro lotes novos no Eixo Monumental

O uso será apenas cultural, segundo proposta apresentada a distritais. Governo ainda quer autorização para transformar o Touring em museu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Eixo Monumental
1 de 1 Eixo Monumental - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) quer criar quatro novos lotes no Eixo Monumental de Brasília. O projeto será enviado para a Câmara Legislativa (CLDF) neste ano. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o uso será exclusivamente cultural.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, apresentou a proposta a deputados distritais, na Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da CLDF. O gestor também mostrou o cronograma de projetos urbanísticos do governo para 2021 e o início de 2022.

“Esse não é um projeto de lei que define quais equipamentos serão instalados nesses lotes. É simplesmente a aprovação para a criação dos lotes em si, para um único uso definido: cultural, equipamentos culturais. É o único uso possível para esses lotes”, pontuou o secretário.

Veja os projetos do GDF:

Apresentação CLDF – Projetos de Lei 2021 by Metropoles on Scribd

Nas palavras de Oliveira, o projeto segue em consonância com igrejas já instaladas na região, a exemplo da Catedral Rainha da Paz, incluindo o Museu da Bíblica, que o governo quer erguer justamente no Eixo Monumental.

O projeto também realoca em outro terreno do Eixo Monumental o Arquivo Público de Brasília, atualmente próximo à Praça do Cruzeiro. A medida atende pedido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Museu do Touring

O GDF também vai enviar para análise e votação dos distritais um projeto para autorizar a transformação o prédio do Touring em um museu. O edifício tombado fica ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.

Segundo Oliveira, o prédio foi adquirido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), que, junto com o Iphan, submeteu à Seduh o projeto de reforma interna do Touring. É um investimento de R$ 150 milhões.

O projeto também autorização uma expansão do prédio, respeitando o tombamento de Brasília.

Por fim, o secretário ainda informou que a atualização do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) está no horizonte do GDF, seguindo a portaria 166 do Iphan, e que será levada à CLDF a proposta do Executivo para revitalização e uso habitacional do Setor Comercial Sul (SCS).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?