metropoles.com

GDF planeja volta das creches em 28 de setembro. Professores negociam

O DF conta com 90 instituições que atendem aproximadamente 20 mil crianças pequenas e empregam 2 mil professores e funcionários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Alunos em creches
1 de 1 Alunos em creches - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) planeja reabrir creches públicas e conveniadas em 28 de setembro, caso exista amparo legal. A data consta no calendário divulgado pela Secretaria de Educação.

O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares do DF (Sinproep) apresentou ao governo proposta de acordo para a volta das creches, seguindo o mesmo cronograma da rede pública de ensino.

As creches públicas e privadas estão proibidas de reabrir por decisão judicial. E o sindicato é o autor da ação. Caso a negociação para a reabertura alcance entendimento entre professores e governo, o Sinproep vai retirar o processo e formalizar acordo na Justiça.

Segundo o diretor jurídico do sindicato, Rodrigo de Paula, a proposta consiste em um conjunto de protocolos de segurança para crianças e professores. “Nós estamos construindo a possibilidade de um acordo para que as creches voltem na mesma agenda da rede pública”, pontuou.

Segurança sanitária

O Sinproep apresentou protocolo de segurança sanitária para exigir também a testagem nas creches. Os custos seriam pagos pelo GDF. De acordo com Rodrigo de Paula, as instituições não têm condições financeiras de arcar com as despesas decorrentes dos testes e das adequações.

“Nós pedimos que o governo dê condições para as creches se aparelharem na volta das aulas. Até porque temos nelas uma relação diferente. Grande parte das crianças é de colo e precisa de mais cuidado e higienização”, enfatizou o diretor do Sinproep.

Pelas contas do sindicato, há aproximadamente 90 creches no DF, atendendo cerca de 20 mil crianças. Somando professores e funcionários, os estabelecimentos empregam 2 mil profissionais. Com as instituições fechadas, pais buscam mães crecheiras e outras alternativas para deixarem os filhos enquanto trabalham.

Veja a proposta do Sinproep:

PROTOCOLO RETORNO CRECHES by Metropoles on Scribd

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Educação sobre a questão. A pasta alegou não ter recebido o documento do Sinproep, mas garantiu que vai analisar os apontamentos apresentados assim que receber a documentação. Por outro lado, destacou que pretende reabrir as creches públicas e parceiras em 28 de setembro.

“Pelo novo calendário divulgado para a rede pública de ensino do DF, a educação infantil deve retornar presencialmente em 28 de setembro. Dessa forma, as creches (públicas e parceiras) devem retornar nessa data, caso a decisão judicial pela suspensão das aulas presenciais não seja mantida”, ponderou a pasta.

Segundo a secretaria, todas as escolas e creches da rede pública serão equipadas para receber estudantes e professores de maneira segura, minimizando os riscos de contaminação pelo coronavírus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?