metropoles.com

GDF paga auxílio para motoristas de ônibus escolares. Veja como consultar

Medida ainda contempla profissionais de ônibus e micro-ônibus de turismo. Cerca de 1,8 mil serão beneficiados com R$ 1,2 mil por até 3 meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
onibus escolar
1 de 1 onibus escolar - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Motoristas de transporte coletivo escolar e de turismo começar a receber, a partir desta segunda-feira (13/7), o pagamento do Programa Mobilidade Cidadã, do Governo do Distrito Federal (GDF).

Cerca de 1,8 mil donos de ônibus e micro-ônibus ou outros veículos destinados ao transporte coletivo escolar e de turismo terão direito ao benefício. O auxílio será pago para quem presta serviço mediante concessão ou permissão do poder público e se encontrava devidamente cadastrado em 31 de janeiro de 2020.

O auxílio será concedido, por meio de cartão fornecido pelo Banco de Brasília (BRB), em duas parcelas mensais, no valor de R$ 1,2 mil cada – podendo ser estendido por mais um mês, com o mesmo valor. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) é a responsável pela gestão do programa, que foi criado para diminuir as consequências do estado de calamidade pública no DF, em razão da pandemia do novo coronavírus.

A lista dos beneficiários reuniu os cadastros de permissionários fornecidos pelas Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur) e pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, explica que o benefício visa atender os profissionais que estão, desde março, impossibilitados de trabalhar. “O fechamento das escolas e dos serviços de turismo, como medida de isolamento social em razão da Covid-19, acabou colocando esses permissionários em risco social, não tendo como gerar renda para pagar as contas e manter suas famílias”.

Retirada do cartão

Para saber se é beneficiário do programa, o dono do veículo terá que fazer a consulta no site www.rendaemergencial.brb.com.br. É preciso informar o CPF e a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa na opção Mobilidade Cidadã.

Caso seja beneficiário, será exibido de imediato o local e a data de retirada do seu cartão. No ato da entrega do cartão, a pessoa física cadastrada deverá apresentar documento de identificação. Para os Microempreendedores Individuais (MEI), será preciso apresentar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Já o permissionário que está credenciado como pessoa jurídica poderá realizar o cadastramento, também pelo site www.rendaemergencial.brb.com.br, do responsável legal do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

O formulário para cadastro estará disponível a partir de segunda-feira (13/7) até a quarta-feira (15/7). Os cartões estarão disponíveis para retirada no dia 22 de julho, sendo necessário apresentar o ato constitutivo da empresa (Contrato Social ou Estatuto), bem como RG do representante, a fim de comprovar que é o representante legal da empresa.

Os beneficiários podem optar pelo saque do recurso ou utilizar o cartão em qualquer estabelecimento comercial do DF.

Condições para o auxílio

  • Estar devidamente cadastrado, em 31 de janeiro de 2020, no Cadastro de Permissionários/Concessionários da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob);
  • Estar regularmente registrado, em 31 de janeiro de 2020, junto ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), na categoria de transporte escolar ou turismo.

Com informações da Sedes e da Agência Brasília

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?