GDF oficializa 23 de março como dia de luto pelas vítimas da Covid-19
A data marca a primeira morte pela doença no território do Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
Em publicação no Diário Oficial do Distrito Federal nesta sexta-feira (30/4), o Governo do Distrito Federal instituiu o Dia Distrital de Luto e Memória pelas Vítimas Novo Coronavírus (SARS-CoV-2).
A data escolhida foi 23 de março, dia em que foi registrada oficialmente a primeira morte pela Covid-19 em território brasiliense.
A Lei nº 6.841 de 2021, decretada pela Câmara Legislativa e sancionada pelo governador Ibaneis Rocha, entra em vigor já na data de sua publicação.
Secretaria de Saúde
Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quinta-feira (29/4), o Ministério da Saúde autorizou a abertura de mais 26 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto na capital do país para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19, em caráter excepcional e temporário.
O valor do repasse mensal será de R$ 1,2 milhão, correspondente a abril. A medida reforça a estrutura hospitalar e dá continuidade ao apoio que a pasta vem prestando em todo o território nacional desde o início da pandemia.
O Ministério da Saúde havia autorizado, até o momento, outros 156 leitos de UTI Covid-19 para o Distrito Federal em 2021 – um investimento de mais de R$ 8,1 milhões.
A autorização ocorre sob demanda das unidades federativas, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. Apesar disso, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença.