GDF ofertou 3,5 mil vagas de trabalho para pessoas com deficiência
Por meio das agências do trabalhador, o GDF diz ter mandado mais de 2 mil candidatos deficientes para entrevistas de emprego
atualizado
Compartilhar notícia
As agências do trabalhador do Distrito Federal ofertaram 3,5 mil vagas de emprego exclusivas para a população com deficiência de janeiro a novembro de 2021. O comércio é uma das áreas que mais contrataram trabalhadores deficientes para os cargos de repositores de supermercados e atendentes.
Dos candidatos portadores de deficiências inscritos para vagas nas agências do trabalhador, mais de 2 mil foram encaminhados para entrevista de emprego neste ano.
O Governo do Distrito Federal (GDF) coloca as agências do trabalhador à disposição de empregadores que desejam incluir vagas para PCDs no quadro de funcionários. Segundo pesquisa da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), pessoas com deficiência (PCDs) têm 33% menos chances de emprego.
O direito a uma vaga de emprego é garantido pela Lei nº 8.213/61, que determina às empresas com 100 ou mais empregados preencher uma parcela de seus cargos com PCDs. A reserva de vagas depende do número total de empregados da empresa.
Como se candidatar
Os interessados podem se candidatar por meio do aplicativo SineFácil e até mesmo fazer a entrevista de emprego no conforto de casa, já que as agências do trabalhador oferecem meios de intermediar tudo isso pelo formato on-line.
Para candidatos que se sentem mais seguros em ir pessoalmente, há 14 agências do trabalhador espalhadas pelo DF, todas com acessibilidade tanto em estrutura quanto em atendimento.