Com 55% da população acima do peso, GDF lança projeto contra obesidade
Projeto contra obesidade tem o objetivo de estimular a alimentação saudável. Portaria foi publicada no DODF e entra em vigor em 60 dias
atualizado
Compartilhar notícia
Com 55% da população do Distrito Federal com excesso de peso e 19,6% com obesidade, a Secretaria de Saúde lançou projeto para estimular a alimentação saudável. Publicada nessa terça-feira (10/10) no Diário Oficial do DF, a Portaria n° 400 estabelece que a pasta deverá fornecer alimentos e refeições saudáveis em todos eventos, como coffee breaks, coquetéis, almoços etc.
A norma também proíbe a venda direta e até mesmo doação de alimentos ultraprocessados com quantidades excessivas de açúcar, gordura e sódio prontos para o consumo dentro da dependência da SES.
Desta forma, os alimentos e refeições saudáveis oferecidos em eventos ou comercializados dentro das dependências da SES devem ser “compostos exclusivamente por alimentos variados, in natura, minimamente processados e preparações culinárias, que contribuam para a saúde, que valorizem a cultura alimentar, preferencialmente obtidos a partir da produção local e de práticas produtivas ambientalmente sustentáveis, que contemplem todos os grupos alimentares”, destaca a portaria.
Para a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF), Marli Rodrigues, ainda é precoce formar uma opinião sobre a medida.
“Parece ser positivo, mas prefiro esperar para ver”, comenta. “A alimentação na secretaria é uma oferta escassa, há turnos muito tarde da noite e muitas vezes os servidores não tem muita opção. Tem que ver o que a secretaria vai ofertar também”, destaca.
A medida tem como princípio promover o direito à alimentação adequada e saudável. Segundo a portaria, a secretaria também deve definir estratégias para a prevenção e controle do sobrepeso e obesidade dos trabalhadores.
Outro ponto é o incentivo à criação de refeitórios equipados para armazenar os alimentos trazidos pelos servidores da pasta. A portaria deve entrar em vigor em 60 dias.
Obesidade: problema crônico
Entre 2006 e 2019, o percentual de obesos na população brasileira passou de 11,8% para 20,3%. Em 2030, cerca de 70% dos brasileiros estarão com excesso de peso – o que inclui as pessoas obesas e as com sobrepeso. Apesar do quadro, as iniciativas para prevenir a doença e tratar os pacientes são, praticamente, inexistentes.
Em junho, o Metrópoles publicou uma série de cinco reportagens, mostrando como o Brasil se tornou um país de pessoas obesas e de que forma o excesso de peso impacta a saúde da população.
Os textos detalham as pesquisas mais recentes sobre o assunto, os estigmas que cercam as pessoas com excesso de peso, e as propostas de políticas públicas para reverter o quadro. O conteúdo pode ser acessado aqui.