GDF nomeia 800 agentes comunitários de saúde e de vigilância ambiental
Governador Ibaneis Rocha nomeou 400 novos agentes comunitários de saúde (ACSs) e 400 agentes de vigilância ambiental (AVAs)
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) nomeou 800 novos agentes públicos de saúde, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, nesta sexta-feira (29/11).
O chefe do Executivo local convocou 400 agentes comunitários de saúde (ACSs) e 400 de vigilância ambiental (AVAs). “Essa é uma profissão em que vocês terão contato direto com as pessoas. Então, têm de estar com o coração aberto”, declarou o governador aos nomeados.
Caso todos tomem posse no prazo estabelecido – 30 dias –, o impacto financeiro total, até 2026, será de R$ 314 milhões, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF).
O prazo para início das atividades é de cinco dias. Na sequência, os aprovados passarão por curso de capacitação e formação para combate a arboviroses, como a dengue, e apoio à atenção primária, nas casas da população.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, afirmou que as comunidades aguardam a chegada dos novos profissionais para fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos a missão de cuidar do outro. E, muitas vezes, eles só têm a nós”, completou.
Atualmente a rede pública de conta com 1.561 agentes em atividade. Desse total, 513 são AVAs, e 1.048, ACSs. Ao longo deste ano, tomaram posse 138 agentes comunitários de saúde e 165 de vigilância ambiental.