metropoles.com

GDF nomeia 800 agentes comunitários de saúde e de vigilância ambiental

Governador Ibaneis Rocha nomeou 400 novos agentes comunitários de saúde (ACSs) e 400 agentes de vigilância ambiental (AVAs)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF
agente-saude
1 de 1 agente-saude - Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) nomeou 800 novos agentes públicos de saúde, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, nesta sexta-feira (29/11).

O chefe do Executivo local convocou 400 agentes comunitários de saúde (ACSs) e 400 de vigilância ambiental (AVAs). “Essa é uma profissão em que vocês terão contato direto com as pessoas. Então, têm de estar com o coração aberto”, declarou o governador aos nomeados.

Caso todos tomem posse no prazo estabelecido – 30 dias –, o impacto financeiro total, até 2026, será de R$ 314 milhões, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF).

O prazo para início das atividades é de cinco dias. Na sequência, os aprovados passarão por curso de capacitação e formação para combate a arboviroses, como a dengue, e apoio à atenção primária, nas casas da população.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, afirmou que as comunidades aguardam a chegada dos novos profissionais para fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos a missão de cuidar do outro. E, muitas vezes, eles só têm a nós”, completou.

Atualmente a rede pública de conta com 1.561 agentes em atividade. Desse total, 513 são AVAs, e 1.048, ACSs. Ao longo deste ano, tomaram posse 138 agentes comunitários de saúde e 165 de vigilância ambiental.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?