metropoles.com

GDF não vai antecipar D2 de vacina. Prioridade é baixar faixa etária

A segunda dose de Astrazeneca e Pfizer não terá intervalo de 60 dias, conforme analisava a Secretaria de Saúde. Professores estão mantidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius de Melo/Agência Brasília
Vacina contra a Covid-19
1 de 1 Vacina contra a Covid-19 - Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu não antecipar a D2 das vacinas AstraZeneca e Pfizer. Havia uma análise da Secretaria de Saúde para reduzir o intervalo da aplicação dos imunizantes de 90 para 60 dias. No entanto, após a informação do recebimento de mais doses de vacinas contra Covid-19 até quinta-feira (22/7), a pasta e a comissão da vacina decidiram que a prioridade será reduzir a faixa etária de imunização na capital.

Segundo informações obtidas pelo Metrópoles, as 92 mil doses a serem recebidas pelo DF terão como prioridade avançar na vacinação. A expectativa de redução do intervalo entre D1 e D2 se dava devido à falta de expectativa para chegada de novas doses para primeira aplicação. No entanto, essa probabilidade mudou.

A prioridade agora é baixar a faixa etária de vacinação para 37 anos e sem agendamento. Isso evitará possíveis transtornos provocados por instabilidade no sistema de marcação dos imunizantes.

Antecipação para professores

Apesar da decisão de não antecipar a D2 para o público em geral, a Secretaria de Saúde manterá o intervalo menor de vacinação para cerca de 6 mil professores da rede pública de ensino local. A determinação é reduzir o prazo de 90 para 60 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde, para auxiliar no retorno das aulas presenciais, previsto para o próximo dia 2 de agosto.

Recomendação

Nos próximos dias, o Ministério da Saúde emitirá uma nova nota técnica mantendo o intervalo de 12 semanas entre a aplicação da primeira e da segunda doses das vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca e da Pfizer no Brasil. A informação foi antecipada pelo Metrópoles pelo colunista Igor Gadelha.

O documento recomendará que esse prazo seja mantido pelo menos até o governo federal enviar vacinas suficientes para aplicar a primeira dose em toda a população adulta do Brasil (pessoas acima de 18 anos).

A recomendação foi acordada em reunião, na sexta-feira (16/7), da Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis do ministério, composta por representantes da pasta e de Estados e municípios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?