GDF não tem data para vacinação de bancários; categoria fala em greve
Três semanas após o anúncio da inclusão dos profissionais, Secretaria de Saúde diz que “não há ainda vacinação para este grupo no DF”
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) ainda não tem data para iniciar a vacinação contra a Covid-19 dos bancários. O anúncio da imunização da categoria foi feito no dia 10 de junho pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). No entanto, três semanas depois, a Secretaria de Saúde diz que “não há ainda vacinação para este grupo no DF”.
Em nota publicada no site da entidade nessa quarta-feira (30/6), o Sindicato dos Bancários de Brasília convocou os trabalhadores para uma assembleia nesta quinta-feira (1º/7), às 19h, “que vai deliberar pela decretação de greve por tempo indeterminado a partir da 0h da segunda-feira (5/7)”.
“O objetivo da paralisação é assegurar a vacinação imediata da categoria contra a Covid-19, tendo em vista que o GDF, atendendo a uma orientação do Ministério Público Federal, suspendeu o início do processo que estava previsto para começar no próximo sábado (3/7). Assim, o agendamento para a imunização, que começaria nesta quinta, também está cancelado”, diz o texto no site.
“O Sindicato está estudando estratégias de atuação e de mobilização para reverter a decisão do GDF. Nesta quinta pela manhã, o presidente Kleytton Morais repassará mais informações e orientações à categoria sobre os próximos passos em live que será transmitida pelo Facebook às 10h”, informa a nota.
Procurada nesta quinta-feira, a Secretaria de Saúde do DF explicou que “o pleito do Sindicato da categoria foi recepcionado pelo Comitê de Vacinação e os bancos ainda estão na fase de envio das listagens para que possa ser dimensionado o quantitativo real de bancários e quem de fato atua com atendimento ao público”.
“A pasta ressalta que somente após a finalização dessas listagens será levado para discussão do Comitê o atendimento ou não do pleito diante do quantitativo e das argumentações apresentadas pelo Sindicato dos bancários e Fenabran. Portanto, não há ainda vacinação para este grupo no DF.”