metropoles.com

GDF muda data de volta às aulas presenciais na rede. Veja quando será

O início das atividades, previsto para o dia 2/8, será para os professores organizarem o retorno da chamada semana pedagógica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Altemar Alcantara/Semcom
Sala de aula vazia
1 de 1 Sala de aula vazia - Foto: Altemar Alcantara/Semcom

As aulas presenciais das escolas públicas só vão começar para os alunos em 5 de agosto. Antes previsto para o dia 2, o retorno foi alterado pela Secretaria de Educação. Após longo período com as instituições fechadas e somente com o ensino remoto, a pasta decidiu destinar os dias 2, 3 e 4 de agosto para encontro pedagógico dos docentes, com programação e preparação para as aulas.

Os estudantes terão aulas híbridas, alternando entre períodos presenciais e remotos. Em 7 de julho, o Governo do Distrito Federal (GDF) finalizou a redação de um documento com orientações para a retomada das  atividades presenciais híbridas na rede pública de educação.

Em 66 páginas, integrantes da Secretaria de Educação apresentam protocolos e medidas de biossegurança contra a Covid-19 para a retomada. Ao todo, a capital do país tem 686 instituições públicas, 452 mil alunos e cerca de 40 mil professores. No entanto, no documento, não havia previsão de encontro pedagógico. Agora, a mudança atenderá a uma reivindicação do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF).

O trabalho pedagógico presencial, agora a ser iniciado em 5 de agosto, será, a princípio, organizado em formato mesclado entre presencial e on-line, o chamado híbrido. A intenção é evitar aglomerações nas unidades escolares e garantir o distanciamento físico necessário dentro das salas de aula.

“Esta proposta de formato híbrido organiza-se, portanto, por meio da alternância de grupos de estudantes: em uma semana, metade dos estudantes de cada turma irá à escola presencialmente, enquanto os demais farão atividades remotas – por meio do uso de tecnologia ou material impresso e/ou concreto; e, na semana seguinte, o mesmo processo ocorrerá invertendo-se os grupos”, diz o texto apresentado.

Volta as aulas rede pública

A qualquer sintoma de gripe, mal-estar, febre e dor de cabeça, alunos e professores não devem comparecer às salas de aula. Esses podem ser sintomas de Covid-19 e, por isso, o contato deve ser evitado. O uso de máscara será obrigatório. Nesta terça-feira (27/7), a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, fará entrevista coletiva com jornalistas a fim de detalhar as mudanças no plano de retorno às aulas presenciais.

As escolas do DF estão fechadas desde março de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?