GDF mantém visitas suspensas no sistema penitenciário até 17/04
Após a data, uma nova avaliação será feita. Medida visa garantir que o coronavírus não se espalhe pelos presídios da capital do país
atualizado
Compartilhar notícia
A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) decidiu prorrogar, até o próximo sábado (17/04), a suspensão de visitas nos presídios do Distrito Federal. Após a data, será feita nova avaliação. Pelo cronograma da pasta, a medida terminaria neste sábado (11/04).
A decisão foi tomada para tentar frear o avanço do novo coronavírus entre os detentos. Só no Complexo da Papuda, 14 presos e 19 servidores já foram diagnosticados com a Covid-19, segundo o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).
O subsecretário do Sistema Penitenciário, delegado Adval Cardoso, ressaltou que vai renovar a suspensão semanalmente, até o controle da pandemia. “Assim, não criamos um estresse na massa carcerária e vamos avaliando a cada semana a progressão da doença. Se tivermos condições, temos todo o interesse em liberar as visitas novamente”, destacou.
Como forma de compensação e também para que as celas sejam limpas mais vezes durante o dia, o banho de sol passou a ter uma hora a mais de duração: foi de duas para três horas.
Cuidados aumentam
Entre outras ações tomadas, está o aumento da aplicação de testes para Covid-19 nos internos e nos policiais penais que trabalham em escala de plantão.
Além disso, transferências de detentos deixaram de ocorrer duas vezes por semana. Agora, o comboio que leva presos da carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE), no Parque da Cidade, para a Papuda, em São Sebastião, acontece uma vez a cada sete dias.