metropoles.com

GDF lança projetos de Inteligência Artificial para o meio jurídico

Iniciativa visa desenvolver um núcleo de Inteligência Artificial, com foco no meio jurídico, no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Assinatura das ordens de serviço de projetos de Inteligência Artificial para o meio jurídico
1 de 1 Assinatura das ordens de serviço de projetos de Inteligência Artificial para o meio jurídico - Foto: null

O Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), a Procuradoria-Geral do DF (PGDF), a Justiça Federal e parceiros lançam, nesta quarta-feira (9/2), os projetos Plataforma de Inteligência Artificial para o Judiciário: Aplicação na Justiça Federal e Inteligência Artificial em Execução Fiscal. A formalização dos dois programas, com a assinatura das respectivas ordens de serviço, ocorreu no gabinete do governador Ibaneis Rocha (MDB). As iniciativas fazem parte do Programa Desafio DF.

Para o governador do Distrito Federal, “o futuro do Poder Judiciário e da advocacia reside exatamente na tecnologia, na melhoria dos instrumentos e da análise dos processos”. “Hoje estamos dando sequência ao trabalho que vem sendo realizado em parceria com o GDF e a Justiça Federal”, ressaltou o chefe do Executivo local.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enfatizou a importância de projetos inovadores e tecnológicos para o meio jurídico.

4 imagens
Representantes de diversos órgãos compareceram à solenidade
Ordem de serviço é pontapé inicial para o projeto ser viabilizado
Representantes de diversos órgãos compareceram à solenidade
1 de 4

A assinatura do projeto ocorreu nesta quarta, no gabinete do governador Ibaneis Rocha

Divulgação/ GDF
2 de 4

Representantes de diversos órgãos compareceram à solenidade

Divulgação/ GDF
3 de 4

Ordem de serviço é pontapé inicial para o projeto ser viabilizado

Divulgação/ GDF
4 de 4

Representantes de diversos órgãos compareceram à solenidade

“Atualmente, no Brasil, tramitam 100 milhões de processos, dos quais aproximadamente 30 milhões são sobre execução fiscal. Então, a importância desta tecnologia para a gestão e para o direito é certamente permitir fazer a devida seleção e aceleração nas questões de execução fiscal”, pontuou.

BB usa inteligência artificial para tirar dúvidas sobre open banking

A iniciativa tem o objetivo de desenvolver um núcleo de Inteligência Artificial (IA), com foco no meio jurídico, no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). A implementação do programa viabilizará a integração da cadeia de inovação, em torno do processo de transformação digital, com aplicação de soluções tecnológicas que contribuam para a Justiça e para a constante melhoria no atendimento à população.

Para o diretor-presidente da Biotic S/A, Gustavo Dias Henrique, a Inteligência Artificial (IA) revoluciona um imenso número de áreas da sociedade.

“O objetivo final das suas aplicações na esfera do Poder Judiciário e em seus órgãos correlatos é o de trazer mais velocidade e inteligência para o trâmite dos processos, melhorando e qualificando o acesso do cidadão a esse tipo de serviço. Como decorrência desse primeiro passo, o Biotic terá em seu espaço um núcleo de IA que agregará pesquisadores, empresas e o ecossistema em torno do tema”, detalhou.

Uma das entregas do Núcleo de IA é a criação de uma Plataforma de Inteligência Artificial para o Judiciário: Aplicação na Justiça Federal, em parceria com a FAP-DF, a Biotic S/A e a Justiça Federal, que visa estimular a criação de soluções tecnológicas de forma continuada e coletiva, e oferecer todo o histórico processual, blocagem de processos por similaridade em tramitação, e ainda uma minuta inicial de apoio à decisão judicial.

“Esperamos que o projeto crie soluções, com aplicação de Inteligência Artificial, aptas a proporcionar ganho na atividade judicante dos magistrados e, consequentemente, capazes de proporcionar menor duração na tramitação dos processos, sem contar a criação de um núcleo de Inteligência Artificial que proporcionará a modernização do Poder Judiciário”, ressaltou o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto.

Execução fiscal

Já o projeto Inteligência Artificial em Execução Fiscal, no âmbito da PGDF, facilitará o processo de recuperação de ativos e, assim, reduzirá os custos processuais e a sonegação fiscal.

A proposta consiste em deixar o sistema pronto, por meio de tecnologia de Inteligência Artificial que viabilizará leitura completa do processo, indicação da fase processual, sinalização de ato necessário do processo e sugestão de minuta decisória. O trabalho da plataforma irá contribuir para apreciação de um volume maior de execução fiscal.

Os projetos são fruto de chamadas públicas da FAP-DF e contam com o trabalho do grupo de pesquisa do Laboratório de Pesquisa de Inteligência Artificial da Universidade de Brasília (AILAB/UnB), sob coordenação dos professores Nilton Silva e Fabrício Braz. Ambos os programas serão executados pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com o investimento de R$ 6,5 milhões provenientes do orçamento da FAP-DF.

“A nossa expectativa é que, nos próximos dois anos, tenhamos inovações que ampliem a capacidade de atendimento da Justiça Federal e da Procuradoria-Geral, facilitando o processo produtivo de procuradores, servidores e juízes”, ressaltou o diretor-presidente da FAP-DF, Marco Antônio Costa Júnior.

Participaram do lançamento o ministro Gilmar Mendes, do STF; o presidente do IDP, Francisco Schertel Mendes; o diretor-presidente da FAP-DF, Marco Antônio Costa Júnior; o juiz federal Itagiba Catta Preta; o presidente da Biotic S/A, Gustavo Dias Henrique; a procuradora-geral do DF, Ludmila Lavocat Galvão; a procuradora-chefe de Gestão Estratégica, Estudos e Inovação, Izabela Frota Melo; além de outros convidados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?