metropoles.com

GDF institui política de linguagem simples em documentos públicos

Decreto publicado nessa terça-feira (21/5) busca a produção de documentos oficiais com uso de linguagem mais simples, direta e inclusiva

atualizado

Compartilhar notícia

Flashpop/Getty Images
O papel das marcas na defesa de causas sociais e ambientais – Metrópoles
1 de 1 O papel das marcas na defesa de causas sociais e ambientais – Metrópoles - Foto: Flashpop/Getty Images

O Governo do Distrito Federal (GDF) instituiu a Política de Linguagem Simples e Direito Visual com o objetivo de promover uma comunicação fácil, direta e inclusiva na elaboração de documentos públicos. O decreto nº 45.823, de 20 de maio de 2024, foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dessa terça-feira (21/5).

Na prática, a política busca a adoção de técnicas de escrita que tornem os documentos mais acessíveis à população. Frases diretas, palavras simples, listas e marcadores devem ser usados como forma de facilitar o entendimento da mensagem.

A coordenação da Política de Linguagem Simples e Direito Visual é feita pela Secretaria de Economia (Seec), por meio da Coordenação de Gestão Documental, Informação e Conhecimento (Coged) da Secretaria Executiva de Administração e Logística.

“Precisamos repensar a forma de escrita no dia a dia, a fim de comunicar de maneira mais objetiva, clara e simples”, explica a coordenadora de Gestão Documental, Informação e Conhecimento, Eliane Silva de Oliveira. “Nesse momento, buscamos que o servidor se aproprie da sua escrita pensando sempre em quem vai ler”, completa.

De acordo com Eliane, a intenção é transmitir informações de maneira clara e objetiva, de modo que o leitor encontre o que procura, compreenda e use a informação, adequadamente. “Para isso, devem ser usadas palavras, estrutura e imagens que facilitem o acesso à informação”, completa a coordenadora.

Para o secretário executivo de Administração e Logística da Seec, Daniel Izaias, a adoção desta política trará grandes avanços. “Em tempos de comunicação rápida e fluida é fundamental que o Estado também adote mecanismos de linguagem simples. Esse instrumento é importante para adaptar a administração pública à nova realidade e democratizar a comunicação institucional”, avalia.

Segundo o decreto, a Política de Linguagem Simples deve ser aplicada a todos os órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal, bem como serviços sociais autônomos e organizações sociais com contrato de gestão com o Distrito Federal.

O secretário executivo de Gestão Administrativa da Seec, Angelo Roncalli, acredita que a linguagem simples pode também tornar as atividades mais transparentes. “Vai melhorar o dia a dia dos próprios órgãos, evitando o retrabalho e interpretações erradas”.

Com informações da Agência Brasília

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?