metropoles.com

GDF inicia regularização de 1,4 mil lotes no Setor Arniqueira

O projeto corresponde, em grande parte, aos conjuntos 5 e 6, com área total de 319,28 hectares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Regularização fundiária de Arniqueira avança
1 de 1 Regularização fundiária de Arniqueira avança - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O decreto governamental com aprovação do projeto urbanístico de regularização do Setor Habitacional Arniqueira será assinado nesta terça-feira (1º/12), às 9h30. O ato ocorrerá depois de a Justiça do DF proibir novas ocupações, prédios ou exploração de recursos naturais na região.

O projeto corresponde, em grande parte, aos conjuntos 5 e 6, com área total de 319,28 hectares, entre os córregos Vereda da Cruz e Arniqueira. Com o novo endereçamento, serão criadas as quadras de 6 a 9.

A partir do decreto, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) poderá levar para registro cartorial ao menos 1,4 mil lotes da região administrativa e dar início aos trâmites internos de venda direta para que os moradores possam regularizar as ocupações.

Na última sexta-feira (27/11) o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) proibiu novas ocupações, prédios ou exploração de recursos naturais na região sem autorização. O TJDFT também determinou que o GDF terá de promover a execução coordenada de programa de regularização ambiental, urbanística e fundiária do local.

A decisão foi do juiz da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, que confirmou liminar dada anteriormente, na Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A ação tinha como objetivo a desconstituição dos loteamentos clandestinos nas Colônias Agrícolas Águas Claras, Arniqueira, Vereda da Cruz e Vereda Grande. Os imóveis de domínio da Terracap estão inseridos em Área de Proteção Ambiental do Planalto Central.

De acordo com o MPDFT, as colônias agrícolas que compõem o Setor Habitacional Arniqueira encontram-se inseridas em Área Rural Remanescente, onde é vedado qualquer parcelamento urbano.

A decisão concluiu que a solução juridicamente possível e socialmente adequada é a consideração da regularização da região. “A regularização deverá observar rigorosamente os estudos ambientais pertinentes, com o devido cumprimento de todas as condicionantes ambientais impostas pelos órgãos técnicos competentes”, destacou o magistrado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?