GDF inaugura 2º ponto de vacinação noturna contra Covid. Veja onde é
Unidade em Ceilândia funcionará de 18h a 22h apenas para pedestres. Medida favorece quem trabalha em outras regiões e volta pra casa à noite
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde passar a disponibilizar a partir desta quarta-feira (4/8) o segundo ponto noturno de imunização contra o novo coronavírus para a população do Distrito Federal. A capital já possui uma unidade que presta esse serviço, na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano (SMU).
Localizada na QNO 10 Área Especial E e D de Ceilândia, a Unidade Básica de Saúde 7 passa a aplicar vacinas das 18h às 22h. O atendimento será exclusivo para pedestres.
“A estratégia da vacinação noturna é para atendermos a necessidade da população da Região de Saúde Oeste, que trabalha em outras regiões durante o dia e que quando retorna para casa à noite, quando as UBS já encerraram as atividades. Pensando nisso, resolvemos ampliar esse atendimento para conseguir imunizar a nossa população o mais rápido possível”, explica a superintendente da Região de Saúde Oeste, Lucilene Florêncio.
A região oeste é formada pelas cidades de Ceilândia, Brazlândia e Sol Nascente/Pôr do Sol. Para se vacinar não é necessário residir em uma dessas localidades. Lucilene Florêncio destaca que “Ceilândia foi muito acometida pela Covid-19 e isso nos obriga a ter um olhar diferenciado que possa salvar e proteger mais vidas”.
Na UBS 7 haverá aplicação da primeira dose para o público da faixa etária atual e a segunda dose das vacinas Pfizer-BioNTech e AstraZeneca para aqueles que estão no prazo de receber a dose de reforço.
Mais 53,9 mil doses
O Ministério da Saúde vai distribuir mais 3,3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para o Brasil, das quais 53,9 mil serão enviadas ao DF, segundo informe técnico expedido pela pasta na noite de terça-feira (3/8).
Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou à coluna Grande Angular, a previsão é de que os imunizantes cheguem na capital do país nesta quarta-feira (4/8).
São 18,8 mil doses da Coronavac e 35,1 mil da Pfizer, mas 10% do total ficam para a reserva técnica.
Durante o último fim de semana, Ibaneis anunciou que a faixa etária incluída na campanha de vacinação poderia ser reduzida para 25 anos ou menos, após a chegada de novas doses na quinta-feira (5/8).
Nesta quarta-feira, o governador explicou que ainda não será possível fazer a ampliação, com as 53,9 mil novas doses. “Vamos primeiro concluir a vacinação do 30 anos, pois a procura foi muito grande”, disse à coluna.
Recorde
Pessoas com 30 anos ou mais podem vacinar no DF desde terça-feira. A população de 30 a 34 anos é calculada em 266.884 pessoas, segundo a Secretaria de Saúde.
No dia do início da vacinação desse novo grupo, a capital do país bateu recorde de aplicações diárias de imunizantes contra a Covid-19, com 85.910 doses administradas. Desse total, 74.962 doses foram de D1, 10.629 D2 e 319, dose única da Janssen.
Na quinta-feira (5/8), o DF começa a vacinar um novo público: adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência ou síndromes. A imunização será feita mediante agendamento, que será aberto às 14h desta quarta-feira, no site da Secretaria de Saúde. Há 5 mil vagas para os jovens, neste primeiro momento.