GDF ignora ameaça de distritais e faz derrubadas em condomínio do DF
A ação ocorreu nesta quarta-feira (28/9) no Bouganville. Deputados disseram que se as derrubadas continuassem, eles iriam trancar a pauta na Câmara Legislativa
atualizado
Compartilhar notícia
Dois dias depois de os deputados distritais ameaçarem trancar a pauta da Casa enquanto o governo continuar com as derrubadas nos condomínios irregulares, a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) promoveu uma operação no Condomínio Bouganville, em Sobradinho.
A ação ocorreu nesta quarta-feira (28/9) e o alvo foram, principalmente, imóveis reerguidos depois de uma megaoperação feita pela Agefis na área em setembro de 2015. De acordo com a agência, o condomínio fica em um terreno de propriedade da Terracap e próximo a nascentes. Ao todo, 40 mil metros quadrados de área pública foram desobstruídos.
Na segunda-feira (26), um grupo de pelo menos 10 deputados distritais anunciou que iria trancar a pauta de votações da Câmara Legislativa até que o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) retomasse o diálogo com moradores de condomínios irregulares. O anúncio foi feito durante audiência pública promovida pela Casa para discutir a derrubada de construções e residências em várias localidades do DF.A sugestão do trancamento da pauta foi apresentada por vários representantes dos moradores ameaçados com derrubadas pela Agefis. Eles lotaram o auditório da Câmara e criticaram duramente as ações do governo, recebendo o apoio de todos os deputados presentes. Uma carta dirigida a Rollemberg, aos distritais, aos senadores e aos administradores regionais foi apresentada durante a audiência pública.
Apesar da ameaça, nesta terça-feira (27), os deputados votaram projetos importantes, como o que estende o prazo do Programa de Refinanciamento de Dívidas com o GDF (Refis) e o que repassa parte do Parque Ezechias Heringer, do Guará, para a Terracap.