metropoles.com

GDF firma parceria com faculdades para inspecionar viadutos

A expectativa é fiscalizar 700 obras públicas, 60 delas ainda em 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/CBMDF
1 de 1 Divulgação/CBMDF - Foto: null

A Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal firmou parceria com instituições de ensino para que os alunos de engenharia civil colaborem com inspeções de pontes e viadutos. O projeto foi idealizado pelo professor do UniCeub, João Bosco, e contou com a adesão de nove universidades. O termo de cooperação técnica foi assinado nesta quarta-feira (23/10/2019), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (Crea-DF).

A expectativa é de que 700 viadutos, pontes e rodovias do DF sejam inspecionadas pelos alunos. Ainda neste ano, 60 obras serão fiscalizadas. Os trabalhos iniciaram em junho. O secretário de Obras, Izidio Santos ressaltou a importância do acordo para toda a sociedade. “Criar essa cultura de manutenção é essencial para a segurança da população. É uma novidade para essa geração de engenheiros. A partir dos relatórios feitos pelos alunos, vamos estabelecer prioridades em obras de manutenção, corrigindo os problemas estruturais mais graves”, afirmou. Segundo o gestor, o GDF pretende ampliar a parceria para a fiscalização de prédios.

O professor João Bosco elogiou o engajamento do governo com o projeto que ele idealizava há anos. “Humildemente levei a ideia e a sensibilidade do governo com o projeto foi fundamental para chegarmos até aqui. Várias universidades se prontificaram a ajudar sem nenhum custo. Estamos promovendo uma sinergia entre governo, instituições educacionais e dos cidadãos isso é único, é um projeto inédito no país. Ganha o GDF com mão de obra qualificada e ganham os alunos que podem praticar o que aprenderam em sala de aula. Isso sem falar da oportunidade de fazer networking”, observou.

A presidente do Crea-DF, Fátima Có, chamou a atenção para um erro comum em obras públicas do país. “Existe um problema crônico de manutenção de obras de artes especiais em todo Brasil: entrega-se a obra e pronto. Não há preocupação com a manutenção. Esse projeto possibilita o início do desenvolvimento de uma cultura de manutenção, além de trazer segurança para todos por meio das vistorias cadastrais e inspeções”.

Com informações da Agência Brasília

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?