GDF firma parceria com faculdades para inspecionar viadutos
A expectativa é fiscalizar 700 obras públicas, 60 delas ainda em 2019
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal firmou parceria com instituições de ensino para que os alunos de engenharia civil colaborem com inspeções de pontes e viadutos. O projeto foi idealizado pelo professor do UniCeub, João Bosco, e contou com a adesão de nove universidades. O termo de cooperação técnica foi assinado nesta quarta-feira (23/10/2019), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (Crea-DF).
A expectativa é de que 700 viadutos, pontes e rodovias do DF sejam inspecionadas pelos alunos. Ainda neste ano, 60 obras serão fiscalizadas. Os trabalhos iniciaram em junho. O secretário de Obras, Izidio Santos ressaltou a importância do acordo para toda a sociedade. “Criar essa cultura de manutenção é essencial para a segurança da população. É uma novidade para essa geração de engenheiros. A partir dos relatórios feitos pelos alunos, vamos estabelecer prioridades em obras de manutenção, corrigindo os problemas estruturais mais graves”, afirmou. Segundo o gestor, o GDF pretende ampliar a parceria para a fiscalização de prédios.
O professor João Bosco elogiou o engajamento do governo com o projeto que ele idealizava há anos. “Humildemente levei a ideia e a sensibilidade do governo com o projeto foi fundamental para chegarmos até aqui. Várias universidades se prontificaram a ajudar sem nenhum custo. Estamos promovendo uma sinergia entre governo, instituições educacionais e dos cidadãos isso é único, é um projeto inédito no país. Ganha o GDF com mão de obra qualificada e ganham os alunos que podem praticar o que aprenderam em sala de aula. Isso sem falar da oportunidade de fazer networking”, observou.
A presidente do Crea-DF, Fátima Có, chamou a atenção para um erro comum em obras públicas do país. “Existe um problema crônico de manutenção de obras de artes especiais em todo Brasil: entrega-se a obra e pronto. Não há preocupação com a manutenção. Esse projeto possibilita o início do desenvolvimento de uma cultura de manutenção, além de trazer segurança para todos por meio das vistorias cadastrais e inspeções”.
Com informações da Agência Brasília