GDF fecha 2 shoppings e 1 academia por descumprimento de decreto
Riacho Mall e Plaza Norte permaneciam abertos nesta quinta-feira (19/03), bem como uma academia no Gama
atualizado
Compartilhar notícia
Por descumprir o decreto governamental que visa combater a propagação do coronavírus, dois shoppings do Distrito Federal foram interditados pela Secretaria DF Legal, nesta quinta-feira (19/03). Durante inspeção, os fiscais do órgão flagraram 0 Riacho Mall e o Plaza Norte abertos. Os estabelecimentos ficam no Riacho Fundo I e na Asa Norte, respectivamente.
Também houve inspeção em 30 academias de ginástica, apenas uma permanecia em funcionamento e acabou lacrada: a Muay Thai, no Gama.
Os fiscais ainda passaram por três feiras e uma, em Planaltina, operava sem autorização porque os feirantes estavam vendendo produtos na parte externa, o que é proibido pelo decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).
Em relação a feiras, três foram fiscalizadas: Sobradinho, Importados e de Planaltina. Na última, feirantes migraram para a parte externa do local, o que configura feira livre e é proibido por decreto.
As equipes da Secretaria DF Legal verificaram a parte comercial, de alimentação, cinemas e academias dos shoppings. Alguns possuem torres comerciais, que permanecem em funcionamento, como é o caso de empreendimentos da área de saúde, como farmácia, clínicas e laboratórios.
Denúncias
Denúncias sobre descumprimento ao decreto podem ser realizadas pela Ouvidoria Geral e pelos telefones 162 (opção 2) e 190.