metropoles.com

GDF faz levantamento da população de capivaras na orla do Lago Paranoá

Parceria foi assinada com Universidade Católica de Brasília para identificação e monitoramento da população desses aninais na orla do lago

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Capivaras-invadem-condomínio-de-luxo-de-Brasília-e-moradores-temem-doenças-1
1 de 1 Capivaras-invadem-condomínio-de-luxo-de-Brasília-e-moradores-temem-doenças-1 - Foto: Material cedido ao Metrópoles

A Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema) assinou com a Universidade Católica de Brasília um termo de parceria para identificação e monitoramento da população de capivaras na orla do Lago Paranoá.

De acordo com publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), os valores dos recursos públicos envolvidos no fomento é de R$ 252 mil. A parceria terá duração de 13 meses, e a execução do plano de trabalho será de um ano.

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente sobre a quantidade de capivaras no Lago Paranoá, mas, até a publicação desta reportagem, não houve retorno.

Invasão das capivaras

Em fevereiro de 2021, um homem ficou com ferimentos na perna após o ataque de uma capivara, no Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN), às margens do Lago Paranoá. Após o incidente, populares colocaram uma placa de advertência no residencial: “Morador, cuidado ao entrar no lago. Possível ataque de capivaras”.

Desde de junho do ano passado o Metrópoles noticia bandos de capivaras que ocupa a orla do Lago Paranoá. A presença crescente dos animais passou a causar preocupação nos 1,5 mil condôminos da orla para o risco de ataques e de doenças.

Na ocasião, moradores acionaram a ouvidoria do GDF para realizar uma ação visando proteger a comunidade e os pets que frequentam o local.

2 imagens
Capivaras na Orla do Lago Paranoá
1 de 2

Capivaras invadem condomínio de luxo de Brasília

Material cedido ao Metrópoles
2 de 2

Capivaras na Orla do Lago Paranoá

Material cedido ao Metrópoles

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) alerta que  a capivara é um animal presente em quase todos os biomas brasileiros e, portanto, espécie protegida por lei. A falta de predadores naturais (onças) no meio urbano também contribui para o crescimento significativo de suas populações, mas esse aumento acaba limitado quando elas não encontram alimento em determinada área.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?