metropoles.com

GDF autoriza licitação para primeira estação-shopping do metrô no DF

Terminal vai funcionar em Águas Claras. Empresa que obtiver a concessão terá que concluir obra parada desde 2001. Em troca, vai pagar uma taxa e poderá explorar a área por 30 anos. Shopping Popular também será entregue à administração privada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal decidiu recorrer à iniciativa privada para terminar a construção da Estação Estrada-Parque do metrô, em Águas Claras. A obra está parada desde 2001. Para atrair o interesse dos empresários, autorizou a transformação do local em um shopping center. A ideia é que a empresa vencedora do processo de licitação, autorizado na quarta-feira (13/7) pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), conclua a obra e administre o centro comercial. Será a primeira estação-shopping do DF, seguindo o que já ocorre em cidades europeias, norte-americanas e asiáticas.

Em troca da concessão de direito real de uso da estação, a empresa vencedora da concorrência pagará uma taxa ao Metrô, que ficará responsável pela operação dos trens e a bilhetagem na estação-shopping. Segundo a minuta da proposta, o valor será de pelo menos 5% do faturamento bruto do empreendimento comercial, além de uma parcela mínima mensal de R$ 89,8 mil.

O terreno, de 29 mil metros quadrados, fica na Avenida Araucárias e conta com parte da construção de uma estação, que acabou não sendo inaugurada por problemas de engenharia e falta de recursos. A concessão será de 30 anos. Após esse prazo, o empreendimento retorna ao patrimônio do Metrô, que poderá explorá-lo comercialmente.

Aval do TCDF
A resolução tramita agora no Tribunal de Contas do DF, que tem 40 dias – contados a partir de 24 de junho – para analisar o documento. Após o processo, o governo poderá elaborar edital e dar andamento na parceria. Cerca de 150 mil pessoas utilizam o metrô diariamente. Em Águas Claras, já existem outras três estações (Arniqueiras, Águas Claras e Concessionária).

A decisão foi aprovada em 23 de junho, quando o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) recebeu os secretários da Casa Civil, Sérgio Sampaio, do Planejamento, Leany Lemos, de Fazenda, João Antônio Fleury, e a Procuradora-Geral do DF, Paola Aires Côrrea Lima, para tratar do assunto.

A estação-shopping faz parte de um projeto maior do Palácio do Buriti de entregar à iniciativa privada a administração de espaços e serviços que o governo não tem condições de gerir, principalmente por falta de recursos.

Daniel Ferreira/Metrópoles

Shopping Popular
Outro local que deve ser entregue à gestão privada é o Shopping Popular de Brasília, localizado ao lado da antiga Rodoferroviária. O GDF autorizou o edital para o chamamento de Manifestação de Interesse Público (MIP) relacionado ao espaço. Neste caso, será por meio de uma Parceria Público Privada (PPP).

Assim, empresas e especialistas poderão encaminhar ao governo estudos e propostas técnicas, econômico-financeiras e jurídicas referentes á modernização, manutenção e operação da área. A expectativa da Secretaria de Fazenda é de que o processo seja concluído até o início de 2017.

Atualmente, a gestão do local está sob a responsabilidade da Administração Regional do Plano Piloto, com ações coordenadas pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth), órgão que regula a permanência dos feirantes por meio de termos de permissão.

O Shopping Popular, porém, acumula problemas para a administração pública, incluindo a pouca movimentação de clientes e denúncias de vendas ilegais de boxes. Apesar da regulamentação permitir que uma pessoa tenha apenas uma estabelecimento no local, não é difícil encontrar quem seja dono de diversos boxes e os comercializem.

Para a Secretaria de Fazenda, a Parceria Público-Privada poderá resolver os “gargalos administrativos que dificultam a implementação definitiva do empreendimento”, conforme informou em nota.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?